Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35191
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As concepções que fundamentam duas propostas de alfabetização de crianças da rede pública municipal de ensino de Salvador
Autor(es): Silva, Fernanda Macedo
Primeiro Orientador: Santana, Noemi Pereira de
metadata.dc.contributor.referee1: Santana, Noemi Pereira de
metadata.dc.contributor.referee2: Beltrão, Lícia Maria Freire
metadata.dc.contributor.referee3: Soares, Guaciara Moreira Ribeiro
Resumo: Esse estudo propõe identificar e analisar as concepções que fundamentam duas propostas de alfabetização de crianças da Rede Pública Municipal de Ensino de Salvador. As duas propostas selecionadas foram a do Programa Alfa e Beto e a do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, implementadas nesta Rede. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, teve como metodologia a pesquisa bibliográfica e a análise das informações apresentadas em corpus, constituído por atividades e textos contidos nos materiais didáticos das duas propostas. Diante de todas as concepções que foram expostas, de alfabetização, de aprendizagem, de linguagem/língua, de leitura e de escrita, consideramos que a proposta do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é a mais condizente com as concepções contemporâneas de alfabetização. Ainda assim, ressaltamos que muitas ideias destacadas pelo Programa Alfa e Beto merecem consideração, pois podem contribuir para a compreensão do processo de alfabetização e dos elementos que o compõem.
Abstract: This study proposes to identify and analyze the concepts that underlie two literacy proposals for children from the Municipal Public Education Network Savior. The two proposals selected were the one from the Alfa and Beto Program and the one from the National Pact for Literacy at the Right Age Program, implemented in this Network. This research, of a qualitative nature, had as methodology the research literature and analysis of the information presented in a corpus, consisting of activities and texts contained in the teaching materials of the two proposals. Before all the concepts that were exposed, of literacy, of learning, of language/language, of reading and writing, we consider that the proposal of the National Pact for Literacy at the Right Age is the most consistent with the contemporary conceptions of literacy. Still, we emphasize that many ideas highlighted by the Alfa and Beto Program deserve consideration, as they can contribute to the understanding of the literacy process and the elements that make up.
Palavras-chave: Alfabetização
Métodos de ensino
Leitura
Escrita
Aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35191
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fernanda Silva - TCC 2014.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.