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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35191
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Fernanda Macedo-
dc.date.accessioned2022-05-09T22:37:51Z-
dc.date.available2022-05-09T22:37:51Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35191-
dc.description.abstractThis study proposes to identify and analyze the concepts that underlie two literacy proposals for children from the Municipal Public Education Network Savior. The two proposals selected were the one from the Alfa and Beto Program and the one from the National Pact for Literacy at the Right Age Program, implemented in this Network. This research, of a qualitative nature, had as methodology the research literature and analysis of the information presented in a corpus, consisting of activities and texts contained in the teaching materials of the two proposals. Before all the concepts that were exposed, of literacy, of learning, of language/language, of reading and writing, we consider that the proposal of the National Pact for Literacy at the Right Age is the most consistent with the contemporary conceptions of literacy. Still, we emphasize that many ideas highlighted by the Alfa and Beto Program deserve consideration, as they can contribute to the understanding of the literacy process and the elements that make up.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleAs concepções que fundamentam duas propostas de alfabetização de crianças da rede pública municipal de ensino de Salvadorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Santana, Noemi Pereira de-
dc.contributor.referee1Santana, Noemi Pereira de-
dc.contributor.referee2Beltrão, Lícia Maria Freire-
dc.contributor.referee3Soares, Guaciara Moreira Ribeiro-
dc.description.resumoEsse estudo propõe identificar e analisar as concepções que fundamentam duas propostas de alfabetização de crianças da Rede Pública Municipal de Ensino de Salvador. As duas propostas selecionadas foram a do Programa Alfa e Beto e a do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, implementadas nesta Rede. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, teve como metodologia a pesquisa bibliográfica e a análise das informações apresentadas em corpus, constituído por atividades e textos contidos nos materiais didáticos das duas propostas. Diante de todas as concepções que foram expostas, de alfabetização, de aprendizagem, de linguagem/língua, de leitura e de escrita, consideramos que a proposta do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é a mais condizente com as concepções contemporâneas de alfabetização. Ainda assim, ressaltamos que muitas ideias destacadas pelo Programa Alfa e Beto merecem consideração, pois podem contribuir para a compreensão do processo de alfabetização e dos elementos que o compõem.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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