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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Princípios da educação infantil: as interrelações entre o educar, o cuidar, o brincar e as interações
Autor(es): Lima, Sílvia Elaine Almeida
Primeiro Orientador: Oliveira, Marlene Santos de
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Marlene Santos de
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar a importância da indissociabilidade entre o cuidar, o educar, o brincar e as interações nas práticas educativas das instituições de Educação Infantil. Assim, as discussões contidas nesta pesquisa perpassam pelas relações e interfaces do educar, do cuidar, do brincar e das interações a partir de aportes teóricos e pesquisa de campo que abordam a história da Educação Infantil, as concepções de criança e infância, bem como a formação do professor da Educação Infantil, na perspectiva da formação inicial e continuada e o trabalho pedagógico com crianças de 0 a 5 anos de idade. Dessa forma, se fazem presentes para a discussão teórica das abordagens que constituem este trabalho autores como Kramer (1992:2006); Angotti (2010); Nunes (2010); Kishimoto (2005), entre outros. A pesquisa de campo realizada em uma instituição particular de Educação Infantil permitiu inferir que existe uma mudança de postura na concepção de criança a qual esta é vista como sujeito de direitos, mas que ainda é preciso rever algumas práticas e concepções que estejam em consonância a um fazer pedagógico coerente com as interrelações entre o educar, o cuidar, o brincar e suas interações. Assim, a partir da realização da pesquisa de campo foi possível perceber que ainda, na atualidade, algumas práticas educativas na Educação Infantil revelam confusões e dificuldades em interrelacionar os princípios do educar, cuidar, brincar e as interações, apesar de haver a compreensão da importância da indissociabilidade de tais princípios.
Abstract: This work aims to analyze the importance of the inseparability between caring, educating, playing and interactions in the educational practices of Early Childhood Education institutions. Thus, the discussions contained in this research permeate the relationships and interfaces of educating, caring, playing and interactions based on theoretical contributions and field research that address the history of Early Childhood Education, the conceptions of child and childhood, as well as the teacher training in Early Childhood Education, from the perspective of initial and continuing training and pedagogical work with children from 0 to 5 years of age. Thus, authors such as Kramer (1992:2006); Angotti (2010); Nunes (2010); Kishimoto (2005), among others. The field research carried out in a private institution of Early Childhood Education allowed us to infer that there is a change of attitude in the conception of the child, which is seen as a subject of rights, but that it is still necessary to review some practices and conceptions that are in line with a making pedagogical coherent with the interrelationships between educating, caring, playing and their interactions. Thus, from the accomplishment of the field research, it was possible to perceive that, even today, some educational practices in Early Childhood Education reveal confusions and difficulties in interrelating the principles of educating, caring, playing and interactions, although there is an understanding of the importance the inseparability of such principles.
Palavras-chave: Criança
Princípios da Educação Infantil
Infância
Formação do Professor da Educação Infantil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35187
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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