Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35187
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Sílvia Elaine Almeida-
dc.date.accessioned2022-05-09T21:36:16Z-
dc.date.available2022-05-09T21:36:16Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35187-
dc.description.abstractThis work aims to analyze the importance of the inseparability between caring, educating, playing and interactions in the educational practices of Early Childhood Education institutions. Thus, the discussions contained in this research permeate the relationships and interfaces of educating, caring, playing and interactions based on theoretical contributions and field research that address the history of Early Childhood Education, the conceptions of child and childhood, as well as the teacher training in Early Childhood Education, from the perspective of initial and continuing training and pedagogical work with children from 0 to 5 years of age. Thus, authors such as Kramer (1992:2006); Angotti (2010); Nunes (2010); Kishimoto (2005), among others. The field research carried out in a private institution of Early Childhood Education allowed us to infer that there is a change of attitude in the conception of the child, which is seen as a subject of rights, but that it is still necessary to review some practices and conceptions that are in line with a making pedagogical coherent with the interrelationships between educating, caring, playing and their interactions. Thus, from the accomplishment of the field research, it was possible to perceive that, even today, some educational practices in Early Childhood Education reveal confusions and difficulties in interrelating the principles of educating, caring, playing and interactions, although there is an understanding of the importance the inseparability of such principles.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectPrincípios da Educação Infantilpt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectFormação do Professor da Educação Infantilpt_BR
dc.titlePrincípios da educação infantil: as interrelações entre o educar, o cuidar, o brincar e as interaçõespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Marlene Santos de-
dc.contributor.referee1Oliveira, Marlene Santos de-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo analisar a importância da indissociabilidade entre o cuidar, o educar, o brincar e as interações nas práticas educativas das instituições de Educação Infantil. Assim, as discussões contidas nesta pesquisa perpassam pelas relações e interfaces do educar, do cuidar, do brincar e das interações a partir de aportes teóricos e pesquisa de campo que abordam a história da Educação Infantil, as concepções de criança e infância, bem como a formação do professor da Educação Infantil, na perspectiva da formação inicial e continuada e o trabalho pedagógico com crianças de 0 a 5 anos de idade. Dessa forma, se fazem presentes para a discussão teórica das abordagens que constituem este trabalho autores como Kramer (1992:2006); Angotti (2010); Nunes (2010); Kishimoto (2005), entre outros. A pesquisa de campo realizada em uma instituição particular de Educação Infantil permitiu inferir que existe uma mudança de postura na concepção de criança a qual esta é vista como sujeito de direitos, mas que ainda é preciso rever algumas práticas e concepções que estejam em consonância a um fazer pedagógico coerente com as interrelações entre o educar, o cuidar, o brincar e suas interações. Assim, a partir da realização da pesquisa de campo foi possível perceber que ainda, na atualidade, algumas práticas educativas na Educação Infantil revelam confusões e dificuldades em interrelacionar os princípios do educar, cuidar, brincar e as interações, apesar de haver a compreensão da importância da indissociabilidade de tais princípios.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA DE GRADUAÇÃO .pdf740,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.