Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35179
Tipo: Dissertação
Título: Corpos, memórias e saberes inscritos na educação nos terreiros de candomblé da Bahia no tempo presente
Título(s) alternativo(s): Bodies, memories and knowledge inscribed in education in the terreiros of candomblé in Bahia in the present time
Autor(es): Souza (Kageran), Tairine Cristina Santana de
Primeiro Orientador: Silva, Maria Cecilia de Paula
metadata.dc.contributor.referee1: Machado, Vanda
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Elisabeth Jesus
metadata.dc.contributor.referee3: Bordas, Miguel Angel Garcia
Resumo: A cosmopercepção da educação de corpos e com corpos nos terreiros de candomblé rasura as linhas abissais do pensamento cartesiano hegemônico. Esta pesquisa debruça-se nas experiências exitosas de três escolas inseridas em Terreiros de Candomblé na Bahia, nas cidades de Salvador, Camaçari e Valença, que, fora fomentadas no ideal de educação ecológica para libertação e aprendizagem dos territórios de identidades. O candomblé é uma religião de Matriz Africana que atravessa a formação humana e cidadã das pessoas que fazem parte da comunidade de terreiro, neste “não lugar” corpo-história-natureza são elementos complexos e indissociáveis. Para o desenvolvimento da investigação, foi adotada a metodologia do tempo presente por conectar narrativas do passado e presente através do entendimento que o conhecimento se constrói em movimento. Ancorada nos caminhos das Epistemologias do Sul, faz-se necessário legitimar e resgatar a potência de corpos (do extremo sul) na produção de saberes. Corpos, memORÍas e saberes é um convite para sulear outras narrativas, para perspectivar sobre a implementação da lei 10.639/03 e 11.645/08, com experiências exitosas no âmbito da luta por educação afirmativa, reparativa e ecológica. A obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Africana Afro-brasileira e Indígena ainda que enfrente dificuldades estruturais para efetivação, produziu e produz deslocamentos epistemológicos de corpos objetificados para corpos de protagonismo históricos, portanto tais experiências exitosas além de efetivar uma política afirmativa de reparação histórica produzem e conduzem corpos (plurais) aos saberes ecológicos e descentralizados.
Abstract: The cosmoperception of the education of bodies and with bodies in Candomblé terreiros erases the abyssal lines of hegemonic Cartesian thought. This research focuses on the successful experiences of three schools located in Terreiros de Candomblé in Bahia, in the cities of Salvador, Camaçari and Valença, which were fostered in the ideal of ecological education for the liberation and learning of identity territories. Candomblé is a religion of African origin that crosses the human and citizen formation of the people who are part of the terreiro community, in this “non-place” body-history-nature are complex and inseparable elements. For the development of the investigation, the methodology of the present time was adopted for connecting narratives of the past and present through the understanding that knowledge is built in motion. Anchored in the paths of Southern Epistemologies, it is necessary to legitimize and rescue the power of bodies (from the far south) in the production of knowledge. Bodies, memories and knowledge is an invitation to sully other narratives, to look at the implementation of Law 10.639/03 and 11.645/08, with successful experiences in the fight for affirmative, reparative and ecological education. The mandatory teaching of Afro-Brazilian and Indigenous African History and Culture, even though it faces structural difficulties for implementation, has produced and produces epistemological shifts from objectified bodies to bodies of historical protagonism, so such successful experiences, in addition to implementing an affirmative policy of historical reparation, produce and lead (plural) bodies to ecological and decentralized knowledge.
Palavras-chave: Corpos
Memórias
Terreiro de Candomblé
Educação
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Citação: ABNT
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35179
Data do documento: 7-Out-2021
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.