Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35179
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza (Kageran), Tairine Cristina Santana de-
dc.date.accessioned2022-05-09T20:03:06Z-
dc.date.available2022-05-06-
dc.date.available2022-05-09T20:03:06Z-
dc.date.issued2021-10-07-
dc.identifier.citationABNTpt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35179-
dc.description.abstractThe cosmoperception of the education of bodies and with bodies in Candomblé terreiros erases the abyssal lines of hegemonic Cartesian thought. This research focuses on the successful experiences of three schools located in Terreiros de Candomblé in Bahia, in the cities of Salvador, Camaçari and Valença, which were fostered in the ideal of ecological education for the liberation and learning of identity territories. Candomblé is a religion of African origin that crosses the human and citizen formation of the people who are part of the terreiro community, in this “non-place” body-history-nature are complex and inseparable elements. For the development of the investigation, the methodology of the present time was adopted for connecting narratives of the past and present through the understanding that knowledge is built in motion. Anchored in the paths of Southern Epistemologies, it is necessary to legitimize and rescue the power of bodies (from the far south) in the production of knowledge. Bodies, memories and knowledge is an invitation to sully other narratives, to look at the implementation of Law 10.639/03 and 11.645/08, with successful experiences in the fight for affirmative, reparative and ecological education. The mandatory teaching of Afro-Brazilian and Indigenous African History and Culture, even though it faces structural difficulties for implementation, has produced and produces epistemological shifts from objectified bodies to bodies of historical protagonism, so such successful experiences, in addition to implementing an affirmative policy of historical reparation, produce and lead (plural) bodies to ecological and decentralized knowledge.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCorpospt_BR
dc.subjectMemóriaspt_BR
dc.subjectTerreiro de Candomblépt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subject.otherBodypt_BR
dc.subject.otherMemoirspt_BR
dc.subject.otherCandomblé terreiropt_BR
dc.subject.otherEducationpt_BR
dc.titleCorpos, memórias e saberes inscritos na educação nos terreiros de candomblé da Bahia no tempo presentept_BR
dc.title.alternativeBodies, memories and knowledge inscribed in education in the terreiros of candomblé in Bahia in the present timept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesOliveira, Eduardo Miranda-
dc.contributor.refereesSantos, Admilson-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Maria Cecilia de Paula-
dc.contributor.advisor1Lattes7631240054495428pt_BR
dc.contributor.referee1Machado, Vanda-
dc.contributor.referee2Silva, Elisabeth Jesus-
dc.contributor.referee3Bordas, Miguel Angel Garcia-
dc.creator.Lattes1092856583251531pt_BR
dc.description.resumoA cosmopercepção da educação de corpos e com corpos nos terreiros de candomblé rasura as linhas abissais do pensamento cartesiano hegemônico. Esta pesquisa debruça-se nas experiências exitosas de três escolas inseridas em Terreiros de Candomblé na Bahia, nas cidades de Salvador, Camaçari e Valença, que, fora fomentadas no ideal de educação ecológica para libertação e aprendizagem dos territórios de identidades. O candomblé é uma religião de Matriz Africana que atravessa a formação humana e cidadã das pessoas que fazem parte da comunidade de terreiro, neste “não lugar” corpo-história-natureza são elementos complexos e indissociáveis. Para o desenvolvimento da investigação, foi adotada a metodologia do tempo presente por conectar narrativas do passado e presente através do entendimento que o conhecimento se constrói em movimento. Ancorada nos caminhos das Epistemologias do Sul, faz-se necessário legitimar e resgatar a potência de corpos (do extremo sul) na produção de saberes. Corpos, memORÍas e saberes é um convite para sulear outras narrativas, para perspectivar sobre a implementação da lei 10.639/03 e 11.645/08, com experiências exitosas no âmbito da luta por educação afirmativa, reparativa e ecológica. A obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Africana Afro-brasileira e Indígena ainda que enfrente dificuldades estruturais para efetivação, produziu e produz deslocamentos epistemológicos de corpos objetificados para corpos de protagonismo históricos, portanto tais experiências exitosas além de efetivar uma política afirmativa de reparação histórica produzem e conduzem corpos (plurais) aos saberes ecológicos e descentralizados.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.