Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35153
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Proeja - FIC: analise de uma experiência piloto no município de Salvador na perspectiva da formação autônoma e critica do sujeito
Autor(es): Santos, Edilene Lima
Primeiro Orientador: Siqueira, Sandra Maria Marinho
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Conceição, Delma Brandão Boaventura da
metadata.dc.contributor.referee1: Conceição, Delma Brandão Boaventura da
metadata.dc.contributor.referee2: Sena, Milene de Macedo
metadata.dc.contributor.referee3: Siqueira, Sandra Maria Marinho
Resumo: O presente trabalho monográfico intitulado: Proeja- fic: Análise de uma experiência piloto no município de salvador na perspectiva da formação autônoma e critica do sujeito uma articulação entre a educação profissional e a Educação Básica, tem como objetivo compreender a formação integrada do sujeito na óptica da conquista da autonomia para o exercício da cidadania. Para tanto, analisa-se a experiência de um projeto piloto concretizado em uma escolada rede municipal integrado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Abordam-se as relações entre as categorias educação e trabalho tendo por base o trabalho como principio educativo. Além do conceito e concepção da formação integrada baseada na omnilateralidade. A fundamentação teórica esta baseada em Frigotto (2005), Ciavatta (2005), Saviani (1996), Manacorda (2010) e Freire (1996). Trata-se de uma investigação qualitativa na forma de estudo exploratório, onde se recorre, também, á analise bibliográfica e de campo. Como suporte a coleta de dados, fora aplicado questionário semiestruturado e entrevista com os egressos do curso de solda e Instalações. Os resultados da analise apontam para a conquista da autonomia e exercício da cidadania, no entanto observa-se também fragilidade na execução do projeto que se bem redefinidas poderão permitir um olhar novo dentro da Educação de Jovens e adultos no nível fundamental.
Abstract: The present monographic work entitled: Proejafic: Analysis of a pilot experience in the city of Salvador from the perspective of the autonomous and critical formation of the subject, an articulation between professional education and Basic Education, aims to understand the integrated formation of the subject from the perspective of the conquest of autonomy for the exercise of citizenship. Therefore, the experience of a pilot project carried out in a municipal school system integrated to the Federal Institute of Education, Science and Technology is analyzed. The relationship between the education and work categories is approached based on work as an educational principle. In addition to the concept and design of integrated training based on omnilaterality. The theoretical foundation is based on Frigotto (2005), Ciavatta (2005), Saviani (1996), Manacorda (2010) and Freire (1996). This is a qualitative investigation in the form of an exploratory study, which also uses bibliographic and field analysis. As a support for data collection, a semi-structured questionnaire and an interview with the graduates of the Welding and Installations course were applied. The results of the analysis point to the achievement of autonomy and the exercise of citizenship, however, there is also fragility in the execution of the project that, if well redefined, could allow a new look within the Education of Youth and Adults at the fundamental level.
Palavras-chave: Educação
Trabalho
EJA
Formação integral
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: EDUFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35153
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDILENE_LIMA_SANTOS_VERSÃO_FINAL.pdf886,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.