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metadata.dc.type: Dissertação
Título : O lugar da mulher negra nas ciências: implementação das ações afirmativas na Pós Graduação do Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia (IF-UFBA)
metadata.dc.creator: Cal, Tanesca Santana
metadata.dc.contributor.advisor1: Rosa, Katemari Diogo
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Silva, Indianara Lima
metadata.dc.contributor.referee1: Rosa, Katemari Diogo
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Indianara Lima
metadata.dc.contributor.referee3: Pinheiro, Barbara Carine Soares
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho discorre-se, através da História das Ciências, a virada das Ações Afirmativas (AA) para a inclusão e promoção da diversidade na carreira científica. Os capítulos dividem-se em dois, organizados a partir dos objetivos propostos na pesquisa. Relata-se inicialmente, As Yabás: mulheres negras na história das ciências, com o objetivo de demonstrar mini biográficos contribuindo, assim, na superação do discurso meritocrático. No primeiro capítulo, apresentam-se os obstáculos enfrentados nas trajetórias da carreira científica. Esses oferecem entendimento sobre a relevância das Ações Afirmativas na pós-graduação. O segundo capítulo explora a implementação das Ações Afirmativas nos programas de pós-graduação vinculados ao Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia (IF-UFBA). Ainda no segundo capítulo situa os Sistemas de Barragens atuando como obstrução e entrave dos grupos sociais pressionados pela dominaçãoopressão. Ações Afirmativas na pós-graduação são válvulas de entradas destes excluídos. Pesquisa-se a promoção da equidade e políticas públicas específicas como Ações Afirmativas, com o objetivo de investigar a implementação das Ações Afirmativas no Instituto de Física da UFBA no período entre 2017 a 2020. Para isso realizou-se pesquisa exploratória, levantamentos dos editais de alunos regulares do mestrado e doutorado. A História Oral das conferências institucionais e de seus agentes neste trabalho foi recurso metodológico fundamental ante as limitações que o contexto pandêmico do COVID-19. A contribuição do trabalho é delinear as variáveis relacionadas à carreira científica das mulheres negras e a AA pósgraduação com política pública atuando nas exclusões de raça e gênero. Apresenta-se entendimento dos demarcadores, indicadores e argumentos relativos às Ações Afirmativas na pós-graduação, cuja carreira científica contempla a diversidade e inclusão nos espaços de pesquisas.
Resumen : This paper discusses, through the History of Sciences, the turn of Affirmative Actions (AA) towards the inclusion and promotion of diversity in the scientific career. The chapters are divided into two, organized according to the objectives proposed in the research. Initially, As Yabás: black women in the history of science is reported, with the aim of demonstrating mini biographies, thus contributing to the overcoming of meritocratic discourse. In the first chapter, the obstacles faced in the trajectories of a scientific career are presented. These offer an understanding of the relevance of Affirmative Actions in graduate studies. The second chapter explores the implementation of Affirmative Actions in graduate programs linked to the Physics Institute of the Federal University of Bahia (IF-UFBA). Also in the second chapter, he situates the Dam Systems acting as an obstruction and hindrance of social groups pressured by domination-oppression. Affirmative Actions in graduate studies are valves for those excluded. The promotion of equity and specific public policies such as Affirmative Actions is researched, with the aim of investigating the implementation of Affirmative Actions at the UFBA Institute of Physics in the period between 2017 and 2020. For this, exploratory research was carried out, surveying the public notices for regular master's and doctoral students. Oral History of the institutional conferences and their agents in this work was a fundamental methodological resource given the limitations of the COVID-19 pandemic context. The contribution of the work is to outline the variables related to the scientific career of black women and the postgraduate AA with public policy acting on the exclusions of race and gender. An understanding of the demarcation, indicators and arguments related to Affirmative Actions in graduate studies is presented, whose scientific career includes diversityand inclusion in research spaces.
Palabras clave : Mulher negra nas Ciências.
Ações Afirmativas
História das Ciências
metadata.dc.subject.cnpq: Ensino de ciências, História da Ciência
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) 
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35131
Fecha de publicación : 25-ago-2021
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGEFHC)

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