Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35131
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCal, Tanesca Santana-
dc.date.accessioned2022-04-27T21:02:31Z-
dc.date.available2022-03-25-
dc.date.available2022-04-27T21:02:31Z-
dc.date.issued2021-08-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35131-
dc.description.abstractThis paper discusses, through the History of Sciences, the turn of Affirmative Actions (AA) towards the inclusion and promotion of diversity in the scientific career. The chapters are divided into two, organized according to the objectives proposed in the research. Initially, As Yabás: black women in the history of science is reported, with the aim of demonstrating mini biographies, thus contributing to the overcoming of meritocratic discourse. In the first chapter, the obstacles faced in the trajectories of a scientific career are presented. These offer an understanding of the relevance of Affirmative Actions in graduate studies. The second chapter explores the implementation of Affirmative Actions in graduate programs linked to the Physics Institute of the Federal University of Bahia (IF-UFBA). Also in the second chapter, he situates the Dam Systems acting as an obstruction and hindrance of social groups pressured by domination-oppression. Affirmative Actions in graduate studies are valves for those excluded. The promotion of equity and specific public policies such as Affirmative Actions is researched, with the aim of investigating the implementation of Affirmative Actions at the UFBA Institute of Physics in the period between 2017 and 2020. For this, exploratory research was carried out, surveying the public notices for regular master's and doctoral students. Oral History of the institutional conferences and their agents in this work was a fundamental methodological resource given the limitations of the COVID-19 pandemic context. The contribution of the work is to outline the variables related to the scientific career of black women and the postgraduate AA with public policy acting on the exclusions of race and gender. An understanding of the demarcation, indicators and arguments related to Affirmative Actions in graduate studies is presented, whose scientific career includes diversityand inclusion in research spaces.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMulher negra nas Ciências.pt_BR
dc.subjectAções Afirmativaspt_BR
dc.subjectHistória das Ciênciaspt_BR
dc.titleO lugar da mulher negra nas ciências: implementação das ações afirmativas na Pós Graduação do Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia (IF-UFBA)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSantos, Dyane Brito Reis-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de ciências, História da Ciênciapt_BR
dc.contributor.advisor1Rosa, Katemari Diogo-
dc.contributor.advisor-co1Silva, Indianara Lima-
dc.contributor.referee1Rosa, Katemari Diogo-
dc.contributor.referee2Silva, Indianara Lima-
dc.contributor.referee3Pinheiro, Barbara Carine Soares-
dc.creator.Latteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=63A85D208EF04404240348CA7A006E53#pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho discorre-se, através da História das Ciências, a virada das Ações Afirmativas (AA) para a inclusão e promoção da diversidade na carreira científica. Os capítulos dividem-se em dois, organizados a partir dos objetivos propostos na pesquisa. Relata-se inicialmente, As Yabás: mulheres negras na história das ciências, com o objetivo de demonstrar mini biográficos contribuindo, assim, na superação do discurso meritocrático. No primeiro capítulo, apresentam-se os obstáculos enfrentados nas trajetórias da carreira científica. Esses oferecem entendimento sobre a relevância das Ações Afirmativas na pós-graduação. O segundo capítulo explora a implementação das Ações Afirmativas nos programas de pós-graduação vinculados ao Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia (IF-UFBA). Ainda no segundo capítulo situa os Sistemas de Barragens atuando como obstrução e entrave dos grupos sociais pressionados pela dominaçãoopressão. Ações Afirmativas na pós-graduação são válvulas de entradas destes excluídos. Pesquisa-se a promoção da equidade e políticas públicas específicas como Ações Afirmativas, com o objetivo de investigar a implementação das Ações Afirmativas no Instituto de Física da UFBA no período entre 2017 a 2020. Para isso realizou-se pesquisa exploratória, levantamentos dos editais de alunos regulares do mestrado e doutorado. A História Oral das conferências institucionais e de seus agentes neste trabalho foi recurso metodológico fundamental ante as limitações que o contexto pandêmico do COVID-19. A contribuição do trabalho é delinear as variáveis relacionadas à carreira científica das mulheres negras e a AA pósgraduação com política pública atuando nas exclusões de raça e gênero. Apresenta-se entendimento dos demarcadores, indicadores e argumentos relativos às Ações Afirmativas na pós-graduação, cuja carreira científica contempla a diversidade e inclusão nos espaços de pesquisas.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao repositorio.pdf2,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.