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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34978
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Videogames e desenvolvimento cognitivo: a geração digital e seus novos meios de aprendizagem |
metadata.dc.creator: | Sarmiento, Thamires |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Cleverson Suzart |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Cleverson Suzart |
metadata.dc.contributor.referee2: | Galvão, Nelma de Cássia Silva Sandes |
metadata.dc.contributor.referee3: | Soares, Leila da Franca |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho aborda acerca dos videogames e suas influências para o desenvolvimento cognitivo. Para atingir esse objetivo foi realizada uma pesquisa bibliográfica buscando compreender de que maneira se da essa influência, para isso foi necessário uma conceituação e um levantamento histórico a cerca do jogo, brinquedo e brincadeiras, suas transformações a partir do desenvolvimento tecnológico, e sua ação na Zona de Desenvolvimento Proximal. Buscou-se também identificar a relação videogames e educação, pensando numa possibilidade de uso destes dentro das instituições de ensino. Ao fim da discussão a autora constata que os videogames além de muito atrativos, se mostram uma forma eficaz de aprendizagem, porém é necessária uma formação para professores, uma vez que os games ainda são muito marginalizados. |
Resumen : | The present work deals with video games and their influences for the cognitive development. To achieve this objective, a survey was carried out literature seeking to understand how this influence is given, to it was necessary a conceptualization and a historical survey about the game, toys and games, their transformations from the development technology, and its action in the Zone of Proximal Development. It was sought also identify the relationship between videogames and education, thinking about a possibility of using these within educational institutions. at the end of the discussion the author notes that video games, in addition to being very attractive, prove to be a effective way of learning, but training is necessary to teachers, since games are still very marginalized. |
Palabras clave : | brincar videogames aprendizagem |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Bahia |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34978 |
Fecha de publicación : | 2013 |
Aparece en las colecciones: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
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