https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34949
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | De madame a literata: um diálogo entre [a] educação feminina e a mulher e a litteratura no século XIX |
Autor(es): | Conceição, Andreza da Silva |
Primeiro Orientador: | Beltrão, Lícia Maria Freire |
metadata.dc.contributor.referee1: | Beltrão, Lícia Maria Freire |
metadata.dc.contributor.referee2: | Souza, Emília Helena Portella Monteiro de |
metadata.dc.contributor.referee3: | Sobral, Gilberto Nazareno Telles |
Resumo: | Esse estudo monográfico apresenta um diálogo entre a educação feminina e dois textos publicados no jornal Diário da Bahia no ano de 1871: A mulher e a litteratura. Tal análise permitiu reconstituir um pensamento de uma época sobre a educação das mulheres, seus comportamentos e sua inserção no ambiente da leitura e escrita. Objetivou-se apresentar as ideias trazidas sobre a educação feminina no século XIX por meio de dois artigos jornalísticos, intitulados A mulher e a litteratura, divulgados no periódico Diário da Bahia no ano de 1871. Os documentos pertencem a um debate realizado no referido jornal durante cerca de três meses: um escrito por uma poetisa feminista baiana, Anna Autran; outro escrito por um escritor conservador, Belarmino Barreto. Os temas que atravessam os documentos dizem respeito à educação e à literatura feminina, bem como ao acesso à leitura e escrita pelas mulheres. À luz da Análise do Discurso de linha francesa, dispositivo teórico-metodológico dessa monografia, buscou-se analisar os objetos do estudo, permitindo considerar as condições de produção utilizadas como estratégias, pelos autores dos textos, como forma de defender suas ideias. Concluiu-se, com base nas leituras produzidas, que os dispositivos usados colaboraram para a compreensão do pensamento e do patrimônio escritural e cultural de uma época. |
Abstract: | This monographic study presents a dialogue between female education and two texts published in the newspaper Diário da Bahia in 1871: A mulher e a litteratura. Such analysis allowed to reconstitute a thought of a time about the education of women, their behaviors and their insertion in the reading and writing environment. The objective was to present the ideas brought about female education in the 19th century through two articles journalistic articles, entitled A Mulher e a Litteratura, published in the Diário da Bahia in the year 1871. The documents belong to a debate held in the aforementioned newspaper during about three months: one written by a Bahian feminist poet, Anna Autran; another writing by a conservative writer, Belarmino Barreto. The themes that run through the documents concern education and women's literature, as well as access to reading and writing by women. women. In the light of French Discourse Analysis, a theoretical-methodological device of this monograph, we sought to analyze the objects of the study, allowing us to consider the production conditions used as strategies, by the authors of the texts, as a way of defend your ideas. It was concluded, based on the readings produced, that the devices used contributed to the understanding of thought and scriptural and cultural heritage of an era. |
Palavras-chave: | Condições de produção Análise do Discurso Mulher Educação Education Woman Literature Discourse Analysis Production conditions |
CNPq: | Ciências Humanas Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34949 |
Data do documento: | 2013 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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