Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34949
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: De madame a literata: um diálogo entre [a] educação feminina e a mulher e a litteratura no século XIX
Autor(es): Conceição, Andreza da Silva
Primeiro Orientador: Beltrão, Lícia Maria Freire
metadata.dc.contributor.referee1: Beltrão, Lícia Maria Freire
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Emília Helena Portella Monteiro de
metadata.dc.contributor.referee3: Sobral, Gilberto Nazareno Telles
Resumo: Esse estudo monográfico apresenta um diálogo entre a educação feminina e dois textos publicados no jornal Diário da Bahia no ano de 1871: A mulher e a litteratura. Tal análise permitiu reconstituir um pensamento de uma época sobre a educação das mulheres, seus comportamentos e sua inserção no ambiente da leitura e escrita. Objetivou-se apresentar as ideias trazidas sobre a educação feminina no século XIX por meio de dois artigos jornalísticos, intitulados A mulher e a litteratura, divulgados no periódico Diário da Bahia no ano de 1871. Os documentos pertencem a um debate realizado no referido jornal durante cerca de três meses: um escrito por uma poetisa feminista baiana, Anna Autran; outro escrito por um escritor conservador, Belarmino Barreto. Os temas que atravessam os documentos dizem respeito à educação e à literatura feminina, bem como ao acesso à leitura e escrita pelas mulheres. À luz da Análise do Discurso de linha francesa, dispositivo teórico-metodológico dessa monografia, buscou-se analisar os objetos do estudo, permitindo considerar as condições de produção utilizadas como estratégias, pelos autores dos textos, como forma de defender suas ideias. Concluiu-se, com base nas leituras produzidas, que os dispositivos usados colaboraram para a compreensão do pensamento e do patrimônio escritural e cultural de uma época.
Abstract: This monographic study presents a dialogue between female education and two texts published in the newspaper Diário da Bahia in 1871: A mulher e a litteratura. Such analysis allowed to reconstitute a thought of a time about the education of women, their behaviors and their insertion in the reading and writing environment. The objective was to present the ideas brought about female education in the 19th century through two articles journalistic articles, entitled A Mulher e a Litteratura, published in the Diário da Bahia in the year 1871. The documents belong to a debate held in the aforementioned newspaper during about three months: one written by a Bahian feminist poet, Anna Autran; another writing by a conservative writer, Belarmino Barreto. The themes that run through the documents concern education and women's literature, as well as access to reading and writing by women. women. In the light of French Discourse Analysis, a theoretical-methodological device of this monograph, we sought to analyze the objects of the study, allowing us to consider the production conditions used as strategies, by the authors of the texts, as a way of defend your ideas. It was concluded, based on the readings produced, that the devices used contributed to the understanding of thought and scriptural and cultural heritage of an era.
Palavras-chave: Condições de produção
Análise do Discurso
Mulher
Educação
Education
Woman
Literature
Discourse Analysis
Production conditions
CNPq: Ciências Humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34949
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia de ANDREZA DA SILVA CONCEICAO.pdf485,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.