Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34920
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Criança em situação de vulnerabilidade social: desafios do educador social
Autor(es): Almeida, Myrla Duarte de
Primeiro Orientador: Santos, Ana Kátia Alves dos
metadata.dc.contributor.referee1: Bordas, Miguel Angel Garcia
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Cleverson Suzart
Resumo: O objetivo deste ensaio monográfico é, a partir de uma breve revisão de literatura, pontuar questões relacionadas alguns desafios encontrados pelo educador social em contato com crianças em situação de vulnerabilidades social. Alguns temas foram abordados, como: pedagogia social como ferramenta de transformação social; a Criança e o Adolescente no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Constituição Federal de 1988; A Criança em situação de risco social; a violência intrafamiliar, além de sucintas pontuações sobre sociologia da infância, culminando com um debate sobre o educador social e sua prática pedagógica. Destacamos, para as conceituações, autores como Antoni Petrus, Jaume Trilla na obra Profissão Educador Social, além de Paulo Freire e Manuel Sarmento. Consideramos que são muitos os desafios do Educador Social frente às imprevisibilidades da prática socioeducativa uma vez que é necessário nesse fazer uma sintonia com a diversidade e a cultura local
Abstract: The objective of this monographic essay is, from a brief literature review, punctuate issues related to some challenges encountered by the social educator in contact with children in situations of social vulnerability. some themes were addressed, such as: social pedagogy as a transformation tool Social; the Child and Adolescent in the Child and Adolescent Statute (ECA) and the Federal Constitution of 1988; Children at social risk; The intra-family violence, as well as succinct scores on childhood sociology, culminating in a debate about the social educator and his pedagogical practice. For conceptualizations, we highlight authors such as Antoni Petrus, Jaume Trilla in Profissão Educador Social, in addition to Paulo Freire and Manuel Sarmento. We consider that there are many challenges for the Social Educator facing the unpredictability of socio-educational practice since it is necessary in this in tune with diversity and local culture
Palavras-chave: Prática social
Educador social
Criança em situação de vulnerabilidade social
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34920
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.