Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34920
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Myrla Duarte de-
dc.date.accessioned2022-03-22T16:12:55Z-
dc.date.available2013-
dc.date.available2022-03-22T16:12:55Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/34920-
dc.description.abstractThe objective of this monographic essay is, from a brief literature review, punctuate issues related to some challenges encountered by the social educator in contact with children in situations of social vulnerability. some themes were addressed, such as: social pedagogy as a transformation tool Social; the Child and Adolescent in the Child and Adolescent Statute (ECA) and the Federal Constitution of 1988; Children at social risk; The intra-family violence, as well as succinct scores on childhood sociology, culminating in a debate about the social educator and his pedagogical practice. For conceptualizations, we highlight authors such as Antoni Petrus, Jaume Trilla in Profissão Educador Social, in addition to Paulo Freire and Manuel Sarmento. We consider that there are many challenges for the Social Educator facing the unpredictability of socio-educational practice since it is necessary in this in tune with diversity and local culturept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrática socialpt_BR
dc.subjectEducador socialpt_BR
dc.subjectCriança em situação de vulnerabilidade socialpt_BR
dc.titleCriança em situação de vulnerabilidade social: desafios do educador socialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Ana Kátia Alves dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6685781104871884pt_BR
dc.contributor.referee1Bordas, Miguel Angel Garcia-
dc.contributor.referee2Silva, Cleverson Suzart-
dc.description.resumoO objetivo deste ensaio monográfico é, a partir de uma breve revisão de literatura, pontuar questões relacionadas alguns desafios encontrados pelo educador social em contato com crianças em situação de vulnerabilidades social. Alguns temas foram abordados, como: pedagogia social como ferramenta de transformação social; a Criança e o Adolescente no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Constituição Federal de 1988; A Criança em situação de risco social; a violência intrafamiliar, além de sucintas pontuações sobre sociologia da infância, culminando com um debate sobre o educador social e sua prática pedagógica. Destacamos, para as conceituações, autores como Antoni Petrus, Jaume Trilla na obra Profissão Educador Social, além de Paulo Freire e Manuel Sarmento. Consideramos que são muitos os desafios do Educador Social frente às imprevisibilidades da prática socioeducativa uma vez que é necessário nesse fazer uma sintonia com a diversidade e a cultura localpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.