Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34889
Tipo: Tese
Título: Aprendizagem baseada em problemas como motivação para estudantes aprenderem mecânica dos sólidos
Título(s) alternativo(s): Problem-based learning as motivation for students to learn mechanics of solids
Autor(es): Krüger, Roberto Luiz
Primeiro Orientador: Teixeira, Elder Sales
metadata.dc.contributor.referee1: Teixeira, Elder Sales
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Andreia Maria Pereira de
metadata.dc.contributor.referee3: Rocha, José Fernando Moura
metadata.dc.contributor.referee4: Silveira, Alessandro Frederico da
metadata.dc.contributor.referee5: Ribeiro, Milton Souza
Resumo: A tecnologia tem mudado a forma como as pessoas interagem com a informação nas últimas décadas, mas a maioria das escolas ainda adota o método tradicional de ensino, centrado no professor. Esta disparidade entre o mundo tecnológico e o tradicional pode causar desmotivação nos alunos e um baixo nível de assimilação de conhecimentos importantes para sua formação. Neste contexto, dentre outras alternativas propostas na atualidade para mudar esta situação, há um destaque para a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como um modelo educacional centrado no aluno, que serve, não apenas para melhorar a aprendizagem, mas também para motivar os alunos. Portanto, o objetivo deste trabalho foi de investigar a possível influência da aplicação da ABP na motivação acadêmica dos estudantes da disciplina de Mecânica dos Sólidos 2 do curso de engenharia mecânica de uma instituição pública de ensino. Para avaliar o nível de motivação dos alunos, durante dois semestres letivos consecutivos foram aplicados questionários baseados em escala de motivação acadêmica e realizadas entrevistas com os alunos, antes e depois da aplicação da ABP. O trabalho também inclui uma explanação sobre o referencial teórico da ABP, que tem suas raízes fundamentadas nas filosofias progressista e construtivista da educação. Em cada semestre em que a pesquisa foi realizada, a aplicação da ABP ocorreu sobre um tópico específico com duração de quatro semanas. Todas as aulas e encontros foram realizados de forma remota devido à necessidade de distanciamento social causado pela pandemia do vírus SARS-CoV-2. Os resultados obtidos apontam para um aumento discreto no nível de motivação acadêmica dos alunos após a aplicação da ABP.
Abstract: Technology has changed the way people interact with information in recent decades, but most schools still adopt the traditional teacher-centered method of teaching. This disparity between the technological and traditional worlds can cause demotivation in students and a low level of assimilation of important knowledge for their training. In this context, among other alternatives currently proposed to change this situation, there is an emphasis on Problem-Based Learning (PBL) as a student-centered educational model that serves not only to improve learning, but also to motivate students. Therefore, the objective of this work was to investigate the possible influence of the application of PBL on the academic motivation of students in the discipline of solid mechanics in the mechanical engineering course of a public educational institution. To assess the level of motivation of students, for two consecutive academic semesters, questionnaires based on an academic motivation scale were applied and interviews were conducted with students, before and after the application of the PBL. The work also includes an explanation of the theoretical framework of the PBL, which has its roots in the progressive and constructivist philosophies of education. In each semester in which the research was carried out, the application of the PBL took place on a specific topic, lasting four weeks. All classes and meetings were held remotely due to the need for social distancing caused by the SARS-CoV-2 virus pandemic. The results obtained point to a slight increase in the level of academic motivation of students after the application of the PBL.
Palavras-chave: engenharia mecânica - estudo e ensino (superior)
aprendizagem baseada em problemas
motivação acadêmica
mechanical engineering
problem-based learning
academic motivation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34889
Data do documento: 16-Dez-2021
Aparece nas coleções:Tese (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_Roberto.Krüger.pdf2,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.