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Tipo: Tese
Título: Etnoecologia,formação de professores de ciências e letramento ecológico: desenvolvendo um perfil culturalmente sensível
Título(s) alternativo(s): Ethnoecology, Science Teacher Training and Ecological Literacy: Developing a Culturally Sensitive Profile.
Etnoecología, formación de profesores de ciencias y Letramiento ecológico: desarrollando un perfil culturalmente sensible.
Autor(es): Robles-Piñeros, Jairo
Primeiro Orientador: Baptista, Geilsa Costa Santos
Segundo Orientador: Molina-Andrade, Adela
metadata.dc.contributor.referee1: Kato, Danilo Seithi
metadata.dc.contributor.referee2: Brito, Nadenka Beatriz Melo
metadata.dc.contributor.referee3: Bandeira, Fabio Pedro Souza de Ferreira
Resumo: A educação científica intercultural requer negociações entre sistemas de conhecimento e as tensões que possam surgir entre eles. Sobre a base do trabalho de campo etnobiológico, intervenções educacionais e trabalho colaborativo entre diferentes atores do processo, explorou-se o potencial da educação científica intercultural e do desenvolvimento de um perfil culturalmente sensível em professoras de ciências para mediação entre o conhecimento ecológico tradicional (CET) e o acadêmico escolar (CEA) nas práticas de ensino. O objetivo deste trabalho, de natureza qualitativa, foi dar continuidade a uma pesquisa de mestrado desenvolvida nos anos 2015-2016 no Município de Coração de Maria (Bahia, Brasil), visando ampliar o processo de investigação sobre abordagens etnoecológicas no processo de formação continuada de professoras de ciências das escolas participantes. O intuito foi descrever e desenvolver um perfil culturalmente sensível no processo de ensino de ciências (ecologia) encaminhado ao letramento ecológico e tomada de decisões por parte dos estudantes no que se refere às relações ecológicas com os insetos de importância agrícola. Para isto, foi desenvolvido um trabalho colaborativo a partir da perspectiva metodológica da pesquisa transdisciplinar e coprodução de conhecimento entre universidade, comunidade e escola (Pesquisador-Professor-Comunidade); foi proposto um modelo teórico-metodológico para tentar relacionar o conhecimento ecológico acadêmico (CEA) com o conhecimento ecológico tradicional (CET) sobre os insetos, os métodos de cultivo das duas comunidades agrícolas as quais pertencem os estudantes; buscando com isto i). Possibilidades para o diálogo intercultural (interepistémico e interontológico) no processo educativo; ii). Concretizar o desenvolvimento de recurso didático em forma de quadrinhos baseado no diálogo intercultural para a abordagem da ecologia; iii). Desenvolver um re-design didático para propor uma sequência de ensino intercultural; e iv). Contribuir na formação continuada das 4 professoras participantes no que tange ao desenvolvimento de um perfil culturalmente sensível no ensino da biologia (ecologia). Desta forma, desenvolver uma postura crítica frente ao etnocentrismo e a superioridade epistêmica no ensino de ciências, e guiar atividades dentro de uma educação científica intercultural que dialogue não só com os compromissos epistêmicos dos participantes, mas também reconhece e negocia com os compromissos ontológicos no processo. Essas duas ações, entendidas como um processo educacional sensível à diversidade cultural, especificamente em relação ao ensino da biologia (ecologia). Em conclusão, é preciso fomentar a formação (inicial o continua) de docentes que possam se tornar pesquisadores capazes de reconhecer e valorar as diferencias culturais e negociar entre sistemas de conhecimento. Esse trabalho considera-se uma contribuição em ambos os campos, em primeiro lugar, focado no processo de formação de professores de ciências para o desenvolvimento de um perfil culturalmente sensível; e em segundo lugar para discutir contribuições teórico-empíricas na consolidação de uma educação científica intercultural.
Abstract: Intercultural scientific education requires negotiations among the knowledge systems and the tensions that could emerge between them. On the basis of ethnobiological fieldwork, educational interventions and collaborative work between different actors of the process, was explored the potential of intercultural science education and the development of a culturally sensitive profile in science teachers to mediate between Traditional Ecological Knowledge (TEK) and Academic (AEK) in teaching practices. The objective of this work, qualitative nature was to continue with a master degree research developed in the years of 2015 to 2016 in the Village of Coração de Maria (Bahia, Brazil), seeking to enlarge the research process about ethnoecological approaches to in-service science teachers from participant schools, with the idea of describe and develop a culturally sensitive profile in science education (ecology) aiming at ecological literacy and decision making by students towards ecological relationships and insects with agricultural relevance. For this, was developed a collaborative work since a transdisciplinary methodological perspective and a collaboration and knowledge co-production between, university, community and school (researcher- teachers-community); and then, to propose a theoretical-methodological model to relate the Academic Ecological Knowledge (AEK) with Traditional Ecological Knowledge (TEK) about insects, crop methods form the two villages which students belongs; seeking with these i). Possibilities to intercultural dialogue (interepistemical and interontological) into the educative process; ii). To concrete the development of a didactical resource in comic format based on intercultural dialogue to ecology approaching; iii). Develop a didactical re-design to propose an intercultural teaching-learning sequence; and iv). To contribute in the continued training of the 4 participant teachers towards the development of a culturally sensitive profile sensitive to cultural diversity in biology (ecology) teaching. Thus, to develop a critics standing toward ethnocentrism and epistemic superiority in science teaching, and to guide activities into intercultural science education process that dialogues not only with epistemic commitments of the participants, but recognize and negotiate the ontological commitments in the process also. These two actions, understood as an educational process sensitive to cultural diversity, specifically related with biology teaching (ecology). In conclusion, it is precise fostering the teacher-researcher (pre and in-service) training capable to recognize and valuing cultural differences and negotiate between knowledge systems. This work is considered a contribution in both fields, first, focused in science teacher training to the development of a culturally sensitive profile, and second, to discuss theoretical-empirical contributions in an intercultural science education consolidation.
La educación científica intercultural requiere de negociaciones entre sistemas de conocimientos y las tensiones que puedan surgir entre ellos. Sobre la base del trabajo de campo etnobiológico, intervenciones educativas y trabajo colaborativo entre diferentes actores del proceso, se exploró el potencial de la educación científica intercultural y del desarrollo de un perfil culturalmente sensible en profesoras de ciencias para mediar entre el Conocimiento Ecológico Tradicional (CET) e el académico (CEA) en las prácticas de enseñanza. El objetivo de este trabajo, de naturaleza cualitativa, fue dar continuidad a una investigación de maestría desarrollada entre los años 2015 y 2016 en el Municipio de Coração de María (Bahía, Brasil), procurando ampliar el proceso de investigación sobre abordajes etnoecológicos en la formación continua de profesoras de ciencias de los colegios participantes, en la idea de describir y desarrollar un perfil culturalmente sensible en la enseñanza de las ciencias (ecología) encaminado al letramiento ecológico y la toma de decisiones por parte de los estudiantes en lo que se refiere a las relaciones ecológicas y los insectos de importancia agrícola. Para esto, fue desarrollado un trabajo colaborativo a partir de una perspectiva metodológica transdisciplinar y una colaboración y coproducción de conocimiento entre universidad, comunidad y escuela (investigador-profesora-comunidad); y así, proponer un modelo teórico-metodológico para relacionar los Conocimientos Ecológicos Académicos (CEA) con los Conocimientos Ecológicos Tradicionales (CET) sobre los insectos, los métodos de cultivo de las dos comunidades agrícolas a las cuáles pertenecen los estudiantes; buscando con esto i). Posibilidades para el diálogo intercultural (interepistémico e interontológico) dentro del proceso educativo; ii). Concretar el desarrollo de un recurso didáctico en forma de comic basado en el diálogo intercultural para el abordaje de la ecología; iii). Desarrollar un rediseño didáctico para proponer una secuencia de enseñanza intercultural; e iv). Contribuir en la formación continua de las 4 profesoras participantes en lo que tiene que ver al desarrollo de un perfil culturalmente sensible en la enseñanza de la biología (ecología). De esta forma, desarrollar una postura crítica frente al etnocentrismo y la superioridad epistémica en la enseñanza de las ciencias, y guiar actividades dentro de un proceso de educación científica intercultural que dialogue no solo con los compromisos epistemológicos de los participantes, sino que reconoce y negocia con los compromisos ontológicos en el proceso. Estas dos acciones, entendidas como un proceso educativo sensible a la diversidad cultural, específicamente en relación con la enseñanza de la biología (ecología). En conclusión, es preciso fomentar la formación (inicial y continua) de docentes-investigadores capaces de reconocer y valorar las diferencias culturales y negociar entre sistemas de conocimiento. Este trabajo se considera una contribución en ambos campos, en primer lugar, enfocado en el proceso de formación de profesores de ciencias para el desarrollo de un perfil culturalmente sensible; y segundo, para discutir contribuciones teórico-empíricas en la consolidación de una educación científica intercultural.
Palavras-chave: Educação Científica Intercultural
Pesquisa em Ensino da Ecologia
Formação contínua de Professores de Ciências
Perfil Culturalmente Sensível
Pesquisa Transdisciplinar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) 
Citação: ROBLES-PIÑEROS, J. Etnoecologia, Formação de professores de ciências e Letramento Ecológico: Desenvolvendo um perfil culturalmente sensível. Tese doutoral Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34768
Data do documento: 29-Out-2021
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