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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Deficiência visual na educação infantil: a prática pedagógica em atendimento educacional especializado
Autor(es): Jesus, Lana Tuan Borges de
Primeiro Orientador: Galvão, Nelma de Cássia Silva Sandes
metadata.dc.contributor.referee1: Ribeiro, Maria Izabel
metadata.dc.contributor.referee2: Martinez, Amanda Botelho Carbacho
Resumo: Este estudo monográfico teve o intuito de prolongar a pesquisa realizada através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC-UFBA (2011-2012), intitulada O Atendimento Educacional Especializado às crianças da Educação Infantil com deficiência que teve como objeto de estudo, investigar a realidade do Atendimento Educacional Especializado (AEE), voltado aos alunos com deficiência visual (DV) na Educação Infantil (EI) em Salvador-Ba. O objetivo da pesquisa foi conhecer e analisar o AEE que é oferecido aos alunos com DV matriculados na rede pública da EI da cidade de Salvador. Os participantes da pesquisa foram: o gestor da Educação Especial do Município, os professores especializados em AEE, os professores das classes regulares que atendem os alunos com DV e quatro crianças com DV. Por sua vez, a partir de uma pesquisa qualitativa, com abordagem do tipo estudo de caso, este trabalho monográfico de conclusão de curso visou ampliar a discussão acima, acrescentando dados sobre o desenvolvimento da criança com deficiência visual e sobre a prática pedagógica do Atendimento Educacional Especializado voltado para este público alvo da Educação Especial. Sendo assim, o Objetivo Geral deste presente estudo foi: investigar a prática pedagógica do AEE, oferecido à criança com deficiência visual incluída na rede municipal da Educação Infantil da cidade de Salvador, relacionando-a com o processo de desenvolvimento e aprendizagem dessas crianças. Foram sujeitos da atual pesquisa: três crianças com deficiência visual incluídas na Educação Infantil em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) do município de Salvador (SSA-BA); e a professora especialista em Atendimento Educacional Especializado (AEE) que presta apoio a estas crianças. O texto aborda, discute e analisa o desenvolvimento da criança com deficiência visual relacionado com prática pedagógica desenvolvida pelo profissional de AEE em Centro de AEE (CAEE) para DV de SSA-BA.
Abstract: This monographic study aimed to extend the research conducted by the Institutional Program of Scientific Initiation Scholarships PIBIC-UFBA (2011-2012), entitled Specialized Education Assistance for disabled children in Childhood Education which had as its object of study, the investigation of the reality of Specialized Education Assistance (AEE), which aims students with visual impairments (DV) in Childhood Education (EI) in Salvador-Bahia. The aim of the research was to understand and analyze the AEE offered to visual impaired students enrolled in public institutions of Childhood Education in Salvador. Survey participants included the manager of Special Education of the City, AEE specialized teachers, regular classroom teachers working with blind student sand four blind children. In turn, from a qualitative research, with an approach to the type of case study, this final work aimed to broaden the discussion above, adding data on the development of children with visual impairments and the pedagogic practice of Specialized Educational Service towards this target audience of Special Education. Thus, the general objective of the present study was to investigate the pedagogical practice of the AEE, which is offered to children with visual impairments included in the municipal Childhood Education in Salvador, relating it to the process of development and learning of children. The subjects of the present study were: three children with visual impairments included in Childhood Education in Early Childhood Municipal Centers (CMEI's) Salvador (SSA-BA), and the specialist teacher in Specialized Educational Care (AEE) who provides support for these children. The text approaches, discusses and analyzes the development of children with visual impairments related to the pedagogical practice developed by an AEE professional in an AEE Center (CAEE) for blind people from SSA-BA.
Palavras-chave: Educação infantil
Deficiência Visual
Práticas Pedagógicas em AEE
Childhood Education
Visual Impairmen
Pedagogical Practices in AEE
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34716
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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