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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : O estágio extra curricular: articulação da teoria e prática ou emprego temporário
metadata.dc.creator: Carvalho, Franciele Gil Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Siqueira, Sandra Maria Marinho
metadata.dc.contributor.referee1: Antoniazzi, Maria Regina Filgueiras
metadata.dc.description.resumo: Tendo como objetivo a descaracterização do Estágio extra curricular enquanto ato educativo, este trabalho visa analisar os determinantes históricos, legais, econômicos e sociais provedores desta atividade a fim de responder o seguinte questionamento: Da maneira como é conduzido o Estágio extra curricular funciona mais como instrumento favorável a arrecadação de mais-valia ou ato educativo? Para tal é embasado nos estudos de Graça Druck, Acácia Kuenzer, Gaudêncio Frigotto, Ruy Braga. Este ensaio bibliográfico promove ao longo de três capítulos, a elucidação sobre os aspectos estruturais da relação trabalho, capital e educação, no primeiro capítulo. Toda a configuração histórica legal, no segundo e, por fim, discorre sobre o Termo de Compromisso firmado entre o estudante e a parte concedente do Estágio, tratando de desmistificar o teor, puramente, educativo desta atividade através da contextualização entre o que é previsto nos documentos oficiais e a realidade. Para os estudantes e para os estudiosos da área este é um estudo com contribuições valiosas de suma importância para o desenvolvimento de um debate crítico acerca do tema.
Resumen : With the objective of de-characterizing the extracurricular internship as an act education, this work aims to analyze the historical, legal, economic and social providers of this activity in order to answer the following Questioning: The way in which the extracurricular internship is conducted more as a favorable instrument for the collection of surplus value or an educational act? To this end, it is based on the studies of Graça Druck, Acacia Kuenzer, Gaudêncio Frigotto, Ruy Braga. This bibliographic essay promotes, over three chapters, the elucidation of the structural aspects of the relationship between work, capital and education, in the first chapter. The entire legal historical configuration, in the second and, finally, discusses the Term of Commitment signed between the student and the grantor of the Internship, trying to demystify the purely educational content of this activity through the contextualization between what is foreseen in the official documents it's reality. For students and scholars in the area this is a study with valuable contributions of paramount importance to the development of a critical debate on the topic.
Palabras clave : Trabalho
Educação
emprego
Estágio
competências
Capitalismo
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34704
Fecha de publicación : 2013
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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