Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34702
Tipo: | Tese |
Título: | Duas teorias pedagógicas no ensino de ciências, enfoque ciência, tecnologia e sociedade (CTS) e pedagogia histórico crítica (PHC): uma análise crítica pelo materialismo dialético. Quais as contradições e possibilidades de síntese superadora? |
Autor(es): | Patino, Leonardo Celin |
Primeiro Orientador: | Bárbara Carine, Soares Pinheiro |
metadata.dc.contributor.referee1: | Malanchen, Julia |
metadata.dc.contributor.referee2: | Penha, Abraão Felix da |
metadata.dc.contributor.referee3: | Moradillo, Edilson Fortuna de |
metadata.dc.contributor.referee4: | Soares, Luiz Carlos |
metadata.dc.contributor.referee5: | Soares Pinheiro, Bárbara Carine |
Resumo: | A presente pesquisa estabeleceu um estudo teórico prático com as linhas educacionais Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e a Pedagogia Histórico Crítica (PHC), sob a perspectiva dialética materialista. O estudo proposto estabeleceu os pontos de afastamento e os pontos de encontro destas duas correntes teóricas em educação em ciências, com vistas a construir um modelo de ensino que permita a intervenção na sala de aula. Essa proposta foi testada na disciplina “O professor e o ensino de química” QUI A43, 2018.2, nas turmas da tarde e da noite. A nossa tese está fundamentada no paradigma critico-dialético, de natureza qualitativa. Para a realização dos nossos objetivos, utilizamos, em primeiro lugar as técnicas da pesquisa teórica, com os critérios metodológicos do materialismo dialético para nos aprofundar nas ontologias das linhas CTS e PHC e, em segundo lugar, foram utilizados procedimentos metodológicos para a pesquisa em sala de aula, a entrevista semiestruturada (individual e em grupo focal) e análise documental (trabalhos dos estudantes e questionários). Consideramos estes caminhos importantes porque nos permitiram dialogar com duas abordagens educacionais que são complementares, mas marcham sem pontos de comunicação. Os resultados teóricos mostraram, após uma aprofundada investigação nos seus fundamentos ontológicos e epistemológicos de cada uma das linhas pedagógicas em educação em ciências e depois de ser testada na sala de aula, que é possível um diálogo, porém só em circunstancias bem especificas como as consideradas no modelo de Aikenhead, 1994. Produto dessa investigação propomos um modelo de síntese desses dois modelos pedagógicos que foi testado em sala de aula, com resultados satisfatórios para os propósitos desta tese. Conclui-se, entretanto, que é necessário ainda mais tempo em sala de aula para estudar, com mais abrangência, seus limites e possibilidades. |
Abstract: | The present research established a practical theoretical study with the educational lines Science, Technology and Society (CTS) and the Historical-Critical Pedagogy (PHC), under the materialist dialectical perspective. The proposed study established the points of departure and the meeting points of these two theoretical currents in science education, with a view to building a teaching model that allows intervention in the classroom. This proposal was tested in the subject “The teacher and the teaching of chemistry” QUI A43, 2018.2, in the afternoon and evening classes. Our thesis is based on the critical-dialectical paradigm, of a qualitative nature. For the accomplishment of our objectives, we used, firstly, the techniques of theoretical research, with the methodological criteria of dialectical materialism to delve into the ontologies of the CTS and PHC lines and, secondly, methodological procedures were used for research in the classroom. class, the semi-structured interview (individual and focus group) and document analysis (student work and questionnaires). We consider these paths important because they allowed us to dialogue with two educational approaches that are complementary, but without points of communication. The theoretical results showed, after an in-depth investigation into the ontological and epistemological foundations of each of the pedagogical lines in science education and after being tested in the classroom, that a dialogue is possible, but only in very specific circumstances such as those considered in the model of Aikenhead, 1994. As a result of this investigation, we propose a model of synthesis of these two pedagogical models that was tested in the classroom, with satisfactory results for the purposes of this thesis. It is concluded, however, that even more time is needed in the classroom to study, more comprehensively, its limits and possibilities. |
Palavras-chave: | Ciência, Tecnologia e Sociedade Tecnologia e Sociedade Pedagogia Histórico Critica Materialismo Dialético Dialogo Critico Síntese superadora Química- Estudo e encino (Superior) Diálogo Educação científica Critical Historical Pedagogy Science, Technology and Society Dialectical Materialism Critical Dialogue Sit down overpowering |
CNPq: | História das ciências |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34702 |
Data do documento: | 16-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGEFHC) |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.