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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A pessoa com altas habilidades/superdotação: seus caminhos e descaminhos
Autor(es): Santos, Roselí de Novais
Autor(es): Santos, Roselí de Novais
Primeiro Orientador: Galvão, Nelma de Cássia Silva Sandes
Resumo: Este trabalho trata primeiramente dos acontecimentos históricos atrelados ao tratamento direcionado às pessoas com deficiência, como também das pessoas com altas habilidades/superdotação nos distintos momentos da história, desde o tempo tido como primitivo, passando pela Idade Média, chegando na modernidade e nos dias atuais. A evolução histórica revela tratamentos que vão desde a eliminação do sujeito, passando pelo abandono, a caridade, o assistencialismo e por fim a inclusão. Também abordo nesse trabalho como se deu ou não a educação destas pessoas nesses diversos contextos. Relato aqui os muitos e distintos mitos, pesquisados por diferentes autores, que dificultam o conhecimento e a condução das pessoas com altas habilidades/ superdotação aos seus direitos educacionais, menciono algumas das leis que dão suporte e legalizam esses direitos tão arduamente alcançados pelos atores da educação especial. São também abordadas as concepções acerca do que são as altas habilidades/superdotação, o que isso implica e quais as consequências destes indivíduos com alto potencial intelectual não serem atendidos devidamente de acordo as suas necessidades e interesses.
Abstract: This work deals primarily with the historical events linked to the treatment aimed at people with disabilities, as well as people with high abilities/giftedness at different moments in history, from the time considered primitive, passing through the Middle Ages, reaching modernity and the current days. Historical evolution reveals treatments ranging from the elimination of subject, passing through abandonment, charity, welfarism and finally the inclusion. I also address in this work how the education of these children took place or not. people in these different contexts. I report here the many and different myths, researched by different authors, which make it difficult to know and conduct of people with high abilities/giftedness to their educational rights, I mention some of the laws that support and legalize these rights so hard achieved by the actors of special education. are also addressed conceptions about what high abilities/giftedness are, what does this mean? implies and what are the consequences of these individuals with high intellectual potential not be adequately attended to according to their needs and interests.
Palavras-chave: Educação especial
Altas habilidades
Superdotação
CNPq: Educação Especial
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Citação: SANTOS, Roselí de Novais. A pessoa com altas habilidades/superdotação: seus caminhos e descaminhos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34668
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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