Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Galvão, Nelma de Cássia Silva Sandes | - |
dc.contributor.author | Santos, Roselí de Novais | - |
dc.creator | Santos, Roselí de Novais | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-17T18:10:16Z | - |
dc.date.available | 2022-01-17T18:10:16Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.date.submitted | 2013 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Roselí de Novais. A pessoa com altas habilidades/superdotação: seus caminhos e descaminhos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34668 | - |
dc.description.abstract | This work deals primarily with the historical events linked to the
treatment aimed at people with disabilities, as well as people with
high abilities/giftedness at different moments in history, from the time
considered primitive, passing through the Middle Ages, reaching modernity and the
current days. Historical evolution reveals treatments ranging from the elimination of
subject, passing through abandonment, charity, welfarism and finally the
inclusion. I also address in this work how the education of these children took place or not.
people in these different contexts. I report here the many and different myths,
researched by different authors, which make it difficult to know and conduct
of people with high abilities/giftedness to their educational rights,
I mention some of the laws that support and legalize these rights so
hard achieved by the actors of special education. are also addressed
conceptions about what high abilities/giftedness are, what does this mean?
implies and what are the consequences of these individuals with high intellectual potential
not be adequately attended to according to their needs and interests. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Altas habilidades | pt_BR |
dc.subject | Superdotação | pt_BR |
dc.title | A pessoa com altas habilidades/superdotação: seus caminhos e descaminhos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Galvão, Nelma de Cássia Silva Sandes | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação Especial | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Galvão, Nelma de Cássia Silva Sandes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2034055282172519 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho trata primeiramente dos acontecimentos históricos atrelados ao
tratamento direcionado às pessoas com deficiência, como também das pessoas com
altas habilidades/superdotação nos distintos momentos da história, desde o tempo
tido como primitivo, passando pela Idade Média, chegando na modernidade e nos
dias atuais. A evolução histórica revela tratamentos que vão desde a eliminação do
sujeito, passando pelo abandono, a caridade, o assistencialismo e por fim a
inclusão. Também abordo nesse trabalho como se deu ou não a educação destas
pessoas nesses diversos contextos. Relato aqui os muitos e distintos mitos,
pesquisados por diferentes autores, que dificultam o conhecimento e a condução
das pessoas com altas habilidades/ superdotação aos seus direitos educacionais,
menciono algumas das leis que dão suporte e legalizam esses direitos tão
arduamente alcançados pelos atores da educação especial. São também abordadas
as concepções acerca do que são as altas habilidades/superdotação, o que isso
implica e quais as consequências destes indivíduos com alto potencial intelectual
não serem atendidos devidamente de acordo as suas necessidades e interesses. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
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