https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34391
metadata.dc.type: | Tese |
Título : | Leggett, Decoherence, Style |
Autor : | Freitas, Fábio Henrique de Alencar |
metadata.dc.creator: | Freitas, Fábio Henrique de Alencar |
Resumen : | Decoherence is one of the most important subjects in contemporary research about foundations of quantum mechanics, but very little is known about how it became so and, even further, how it became a phenomenon. This work goes in the direction of answering the problem by focusing on the work of Anthony Leggett and how he was trying to challenge quantum mechanics. His research was mainly directed to finding concrete situations in which quantum mechanics would break down, but he ended up confirming even further the theory to new directions, including what would later be known as decoherence. All this confirmation heavily contributed to the development of physics, which awarded him the Nobel prize, but left him out of tune with other researchers on foundations of quantum mechanics. At the same time, while the majority of researchers on foundations faced problems in their careers, Leggett never faced any at all. To account for this, we use the idea of style of research and how this shaped the reception of Leggett’s
work. As style is a concept that is originally from the field of art, we examined the controversy about it in aesthetics in order to reflect about it and find a suitable notion for our use. The result was the identification
of style as an individual trait that is both intentional and controllable. RESUMO: A descoerência é um dos mais importantes temas da pesquisa contemporânea em fundamentos da mecânica quântica, porém se conhece muito pouco sobre como esse processo se desenvolveu e, além disso, como se tornou um fenômeno. Esse trabalho se dedica a responder esse problema ao focar no trabalho de Anthony Leggett e em como ele tentava desafiar a mecânica quântica. Sua pesquisa estava principalmente dedicada a encontrar situações concretas nas quais a mecânica quântica falharia, mas ele terminou comprovando a teoria mais profundamente, levando-a a novas direções, incluindo o que viria a ser conhecido como descoerência. Todo esse trabalho contribuiu fortemente para o desenvolvimento da física, o que o agraciou com o prêmio Nobel, mas o deixou fora de sintonia com outros pesquisadores em fundamentos da mecânica quântica. Ao mesmo tempo, enquanto a maioria dos pesquisadores em fundamentos enfrentou problemas em suas carreiras, Leggett nunca teve um desafio semelhante. Para dar conta disso, nós usamos a ideia de estilo de pesquisa e como ela condiciona a recepção do trabalho de Leggett. Como estilo é um conceito que vem originalmente do campo das artes, nós examinamos a controvérsia sobre ele dentro da estética para permitir uma reflexão e encontrar uma noção adequada para o nosso uso. O resultado foi a identificação de estilo como uma característica individual que é tanto intencional como controlável. |
Palabras clave : | History of Physics History of Quantum Mechanics Decoherence Foundations of Physics Anthony Leggett História da Física História da Mecânica Quântica Descoerência Fundamentos da Física |
metadata.dc.subject.cnpq: | Educação |
metadata.dc.publisher.country: | brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA/Faced UEFS |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34391 |
Fecha de publicación : | 22-oct-2021 |
Aparece en las colecciones: | Tese (PPGEFHC) |
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese ficha revisada.pdf | 2,9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.