Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33603
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Lápis cor de pele? De qual corpo humano falamos?
Autor : Torres, Angela de oliveira Pinheiro
metadata.dc.creator: Torres, Angela de oliveira Pinheiro
Resumen : ABSTRACT Compreender a complexidade que perpassa o processo de construção da autoimagem parece tarefa difícil. Vários fatores contribuem para que o autoconceito seja estabelecido de forma íntegra ou não. Neste sentido, devemos considerar todos os constituintes simbólicos e biológicos que ajudam nesta construção. O corpo biológico negro, por sua estigmatização histórica, se constituiu como um ideal de imagem socialmente rejeitado. Pertencê-lo significou, por anos, carregar o fardo da inferioridade do ser. Esta desumanização, nas décadas passadas, foi recorrentemente evidenciada dentro dos livros didáticos que reproduziam ideias perversas de uma sociedade racista. Em meados de 1990, o Ministério da Educação passou a se preocupar também com o conteúdo trazido nos livros didáticos de forma a corroborar com o estabelecimento de algumas mudanças que versavam sobre a qualidade deste material didático. Mas que mudanças foram essas e para que serviram? A presente pesquisa busca analisar como o corpo negro, enquanto categoria de corpo humano, é representado nos livros didáticos de ciências do Ensino Fundamental I. Nossa pesquisa é qualitativa, aportada na análise documental. A partir da análise imagética, percebemos que se por um lado os livros didáticos evitam reproduzir estereótipos depreciativos, agora não aceitáveis pela comunidade negra, por outro, ele força um apagamento do negro em suas páginas. A pouca utilização de sua imagem, ou a representação de um rosto que compõe uma homogeneidade entre brancos e negros, fomentam a sensação do não pertencimento; de uma invisibilidade que insiste em nos fazer reféns da violência do racismo.
Palabras clave : Corpo humano
Livro didático
Negro
Autoimagem
Ensino de ciências
Negros nos livros didáticos
Ciência - Estudo e ensino(Ensino fundamental)
Autopercepção
Racismo nos livros didáticos
Black human body
Textbook
Science teaching
Self-image
metadata.dc.subject.cnpq: Ensino
Ciências Humanas
Educaçao
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA/FACED
UFBA-UEFS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Ensino , Filosofia e História das Ciências
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33603
Fecha de publicación : 21-jun-2021
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGEFHC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ANGELA TORRES - VERSÃO FINAL 15-06.pdf2,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.