Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33313
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Práticas alfabetizadoras em turmas da Pré Escola de Ribeira do Pombal- BA.
Authors: Silva, Mércia Samyra Nascimento
metadata.dc.creator: Silva, Mércia Samyra Nascimento
Abstract: Este trabalho tem como objetivo investigar as práticas alfabetizadoras em turmas da pré-escola de Ribeira do Pombal- BA. Esta pesquisa possibilita o aperfeiçoamento de professores alfabetizadores, pois dispõe de análises das atividades desenvolvidas no âmbito da pré-escola, mas que também são típicas do 1º ciclo do Ensino Fundamental. Apresenta abordagem qualitativa, em uma perspectiva etnometodológica, na qual utilizou a observação e entrevista como instrumentos para coleta de dados. Foram observadas duas turmas da Pré-escola (nível II) da cidade de Ribeira Pombal: uma turma da instituição pública e outra da instituição particular. As professoras regentes dessas classes foram entrevistadas. Através das análises de dados, notou-se que as professoras apresentam práticas diversificadas ao trabalharem com textos, listas, contação de histórias etc. A professora da escola pública (P1) poderia ser mais sistemática com relação às práticas alfabetizadoras para, assim, oportunizar as crianças maior envolvimento com a leitura e a escrita. A professora da escola particular (P2) necessita corrigir as pronúncias artificializadas presentes em sua prática
Keywords: Alfabetização
Educação Infantil
Práticas Alfabetizadoras
Ribeira do Pombal
metadata.dc.subject.cnpq: Educaçao
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA - FACED
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33313
Issue Date: 26-Apr-2021
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Práticas alfabetizadoras em turmas da pré-escola de Ribeira .pdf662,52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.