Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33150
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Hipertextualidade e gêneros textuais: novas formas de construção de sentidos na interface das tecnologias de informação e comunicação (tic)
Autor(es): Santos, Rosielle de Jesus
Autor(es): Santos, Rosielle de Jesus
Abstract: Esta monografia, de cunho bibliográfico e inspiração etnográfica, objetiva analisar a hipertextualidade e os gêneros textuais como novas formas de construção de sentidos, através da emergência de outros gêneros textuais na interface das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Na realização dos estudos dos autores selecionados, como, Bronckart (1999), Coscarelli(2006), Lévy(2009), Marcuschi (2010), Ramal (2002), Bonilla (2007), entre outros, buscou-se investigar e discutir as possibilidades dessas novas formas de construção de textos no contexto das TIC, a partir do imbricamento entre hipertextualidade e gêneros textuais, tendo como fio condutor o weblog(blog), que é inserido nesse contexto, como um gênero textual emergente, dispondo de um potencial formativo quanto a exploração de novas práticas pedagógicas, sejam elas como “recurso” ou como “estratégia”. Para tanto, primeiro analisa-se a ascenção da hipertextualidade no contexto digital, fazendo-se um apanhado das diversas concepções existentes dadas por diversos autores. Em seguida, faz-se uma análise sobre o weblog(blog), seu conceito, suas dimensões de leitura/escrita e suas possibilidades educacionais. Por fim, realiza-se uma apresentação e uma análise de dados, baseadas na aplicação de questionário, onde os sujeitos da pesquisa descrevem sua compreensão e relação com o blog, no espaço acadêmico e seus desdobramentos. Conclui-se que a hipertextualidade e os gêneros textuais, possibilitam no campo educacional, novas práticas pedagógicas, capazes de desenvolver o potencial formativo dos alunos e dos profissionais da Educação.
Palavras-chave: Hipertextualidade
Gêneros textuais
Tecnologias de Informação
Comunicação (TIC)
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA - FACED
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33150
Data do documento: 29-Mar-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA ROSIELLE DE JESUS SANTOS.pdf461,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.