Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33150
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Bezerra, Raquel Nery | - |
dc.contributor.author | Santos, Rosielle de Jesus | - |
dc.creator | Santos, Rosielle de Jesus | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-29T13:40:19Z | - |
dc.date.available | 2021-03-29T13:40:19Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-29 | - |
dc.date.submitted | 2011 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33150 | - |
dc.description.abstract | Esta monografia, de cunho bibliográfico e inspiração etnográfica, objetiva analisar a hipertextualidade e os gêneros textuais como novas formas de construção de sentidos, através da emergência de outros gêneros textuais na interface das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Na realização dos estudos dos autores selecionados, como, Bronckart (1999), Coscarelli(2006), Lévy(2009), Marcuschi (2010), Ramal (2002), Bonilla (2007), entre outros, buscou-se investigar e discutir as possibilidades dessas novas formas de construção de textos no contexto das TIC, a partir do imbricamento entre hipertextualidade e gêneros textuais, tendo como fio condutor o weblog(blog), que é inserido nesse contexto, como um gênero textual emergente, dispondo de um potencial formativo quanto a exploração de novas práticas pedagógicas, sejam elas como “recurso” ou como “estratégia”. Para tanto, primeiro analisa-se a ascenção da hipertextualidade no contexto digital, fazendo-se um apanhado das diversas concepções existentes dadas por diversos autores. Em seguida, faz-se uma análise sobre o weblog(blog), seu conceito, suas dimensões de leitura/escrita e suas possibilidades educacionais. Por fim, realiza-se uma apresentação e uma análise de dados, baseadas na aplicação de questionário, onde os sujeitos da pesquisa descrevem sua compreensão e relação com o blog, no espaço acadêmico e seus desdobramentos. Conclui-se que a hipertextualidade e os gêneros textuais, possibilitam no campo educacional, novas práticas pedagógicas, capazes de desenvolver o potencial formativo dos alunos e dos profissionais da Educação. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Hipertextualidade | pt_BR |
dc.subject | Gêneros textuais | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias de Informação | pt_BR |
dc.subject | Comunicação (TIC) | pt_BR |
dc.title | Hipertextualidade e gêneros textuais: novas formas de construção de sentidos na interface das tecnologias de informação e comunicação (tic) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Ramos, Menandro Celso de Castro | - |
dc.contributor.referees | Bezerra, Raquel Nery | - |
dc.contributor.referees | Ramos, Menandro Celso de Castro | - |
dc.contributor.referees | Muniz, Dinéa Maria Sobra | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA - FACED | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA ROSIELLE DE JESUS SANTOS.pdf | 461,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.