Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33150
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBezerra, Raquel Nery-
dc.contributor.authorSantos, Rosielle de Jesus-
dc.creatorSantos, Rosielle de Jesus-
dc.date.accessioned2021-03-29T13:40:19Z-
dc.date.available2021-03-29T13:40:19Z-
dc.date.issued2021-03-29-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33150-
dc.description.abstractEsta monografia, de cunho bibliográfico e inspiração etnográfica, objetiva analisar a hipertextualidade e os gêneros textuais como novas formas de construção de sentidos, através da emergência de outros gêneros textuais na interface das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Na realização dos estudos dos autores selecionados, como, Bronckart (1999), Coscarelli(2006), Lévy(2009), Marcuschi (2010), Ramal (2002), Bonilla (2007), entre outros, buscou-se investigar e discutir as possibilidades dessas novas formas de construção de textos no contexto das TIC, a partir do imbricamento entre hipertextualidade e gêneros textuais, tendo como fio condutor o weblog(blog), que é inserido nesse contexto, como um gênero textual emergente, dispondo de um potencial formativo quanto a exploração de novas práticas pedagógicas, sejam elas como “recurso” ou como “estratégia”. Para tanto, primeiro analisa-se a ascenção da hipertextualidade no contexto digital, fazendo-se um apanhado das diversas concepções existentes dadas por diversos autores. Em seguida, faz-se uma análise sobre o weblog(blog), seu conceito, suas dimensões de leitura/escrita e suas possibilidades educacionais. Por fim, realiza-se uma apresentação e uma análise de dados, baseadas na aplicação de questionário, onde os sujeitos da pesquisa descrevem sua compreensão e relação com o blog, no espaço acadêmico e seus desdobramentos. Conclui-se que a hipertextualidade e os gêneros textuais, possibilitam no campo educacional, novas práticas pedagógicas, capazes de desenvolver o potencial formativo dos alunos e dos profissionais da Educação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHipertextualidadept_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectTecnologias de Informaçãopt_BR
dc.subjectComunicação (TIC)pt_BR
dc.titleHipertextualidade e gêneros textuais: novas formas de construção de sentidos na interface das tecnologias de informação e comunicação (tic)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-coRamos, Menandro Celso de Castro-
dc.contributor.refereesBezerra, Raquel Nery-
dc.contributor.refereesRamos, Menandro Celso de Castro-
dc.contributor.refereesMuniz, Dinéa Maria Sobra-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA - FACEDpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA ROSIELLE DE JESUS SANTOS.pdf461,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.