Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33018
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O índio representado nos livros didáticos: análise feita nos livros de história do 3º ano do Ensino fundamental da rede municipal de Salvador |
Autor(es): | Santana, Maiara Dasmaceno da Silva |
Autor(es): | Santana, Maiara Dasmaceno da Silva |
Abstract: | Este trabalho consiste numa análise de como os índios são representados nos livros didáticos de História do 3º ano do ensino fundamental utilizados na rede municipal de Salvador, a partir de uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico e metodologia descritivo-interpretativa. Esta pesquisa levou em consideração as mudanças propostas para os livros didáticos a partir da lei 11.274/06 que regulamenta o ensino fundamental para nove anos e da lei 11.645/08 que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nos estabelecimentos escolares de ensino fundamental e médio. O resultado da pesquisa revelou que os livros didáticos de História, corpus desta pesquisa, embora tenham avançado em vários aspectos, ainda apresentam abordagens e referências preconceituosas e estereotipadas sobre os povos indígenas. A aproximação com o método dialético possibilitou entender o livro didático como um construto simbólico, utilizado pela classe opressora para a transmissão de poder. |
Palavras-chave: | índios ideologia livros didáticos |
País: | brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA - FACED |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33018 |
Data do documento: | 11-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.