Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33018
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRamos, Menandro Celso de Castro-
dc.contributor.authorSantana, Maiara Dasmaceno da Silva-
dc.creatorSantana, Maiara Dasmaceno da Silva-
dc.date.accessioned2021-03-11T16:08:33Z-
dc.date.available2021-03-11T16:08:33Z-
dc.date.issued2021-03-11-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33018-
dc.description.abstractEste trabalho consiste numa análise de como os índios são representados nos livros didáticos de História do 3º ano do ensino fundamental utilizados na rede municipal de Salvador, a partir de uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico e metodologia descritivo-interpretativa. Esta pesquisa levou em consideração as mudanças propostas para os livros didáticos a partir da lei 11.274/06 que regulamenta o ensino fundamental para nove anos e da lei 11.645/08 que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nos estabelecimentos escolares de ensino fundamental e médio. O resultado da pesquisa revelou que os livros didáticos de História, corpus desta pesquisa, embora tenham avançado em vários aspectos, ainda apresentam abordagens e referências preconceituosas e estereotipadas sobre os povos indígenas. A aproximação com o método dialético possibilitou entender o livro didático como um construto simbólico, utilizado pela classe opressora para a transmissão de poder.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectíndiospt_BR
dc.subjectideologiapt_BR
dc.subjectlivros didáticospt_BR
dc.titleO índio representado nos livros didáticos: análise feita nos livros de história do 3º ano do Ensino fundamental da rede municipal de Salvadorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesRamos, Menandro Celso de Castro-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA - FACEDpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.