Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33018
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | O índio representado nos livros didáticos: análise feita nos livros de história do 3º ano do Ensino fundamental da rede municipal de Salvador |
Authors: | Santana, Maiara Dasmaceno da Silva |
metadata.dc.creator: | Santana, Maiara Dasmaceno da Silva |
Abstract: | Este trabalho consiste numa análise de como os índios são representados nos livros didáticos de História do 3º ano do ensino fundamental utilizados na rede municipal de Salvador, a partir de uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico e metodologia descritivo-interpretativa. Esta pesquisa levou em consideração as mudanças propostas para os livros didáticos a partir da lei 11.274/06 que regulamenta o ensino fundamental para nove anos e da lei 11.645/08 que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nos estabelecimentos escolares de ensino fundamental e médio. O resultado da pesquisa revelou que os livros didáticos de História, corpus desta pesquisa, embora tenham avançado em vários aspectos, ainda apresentam abordagens e referências preconceituosas e estereotipadas sobre os povos indígenas. A aproximação com o método dialético possibilitou entender o livro didático como um construto simbólico, utilizado pela classe opressora para a transmissão de poder. |
Keywords: | índios ideologia livros didáticos |
metadata.dc.publisher.country: | brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA - FACED |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33018 |
Issue Date: | 11-Mar-2021 |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.