Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33004
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Cleverson Suzart-
dc.contributor.authorSantos, Adilane Oliveira dos-
dc.creatorSantos, Adilane Oliveira dos-
dc.date.accessioned2021-03-09T19:19:33Z-
dc.date.available2021-03-09T19:19:33Z-
dc.date.issued2021-03-09-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33004-
dc.description.abstractEsta monografia, de natureza exploratória teve como tema a postura de professoras em frente à sexualidade na escola. O conceito de exualidade humana é muito amplo, envolve dimensões históricas, sociais e culturais. Assim, devido a sua complexidade, preferiu-se analisar, primordialmente, os antecedentes conceituais em torno da sexualidade, destacando as concepções históricas e sua importância para os diálogos atuais. A partir disso, a pesquisa pautou-se em discutir a necessidade de uma abordagem sobre adolescência para compreender a relação entre a fase, a sexualidade e os sujeitos inseridos na escola. O objetivo da pesquisa buscou compreender como as professoras percebem e agem frente às manifestações da sexualidade dos seus alunos. Investigar a orientação sexual expressa nos Parâmetros Curriculares Nacionais e formação docente para uma educação sexual foram alguns dos objetivos específicos. Os resultados obtidos através dessa pesquisa indicaram que as professoras apresentam dificuldades em trabalhar com o tema em sala de aula, visto que sua formação docente não as preparam para lidar e dialogar com os mais diversos assuntos referentes à sexualidade. Constatando-se a necessidade da formação docente no momento da sua preparação na Universidade, isso implica a abordagem e a participação de todos envolvidos para uma eficaz discussão sobre sexualidade nas escolas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessoraspt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleA postura de professoras em face da sexualidade na escola: atos e atitudespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesSilva, Cleverson Suzart-
dc.contributor.refereesBordas, Miguel Angel García-
dc.contributor.refereesRabello, Roberto Sanches-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFBA - FACEDpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA DE GRADUAÇÃO (4).pdf285,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.