Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33001
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita apresentadas pelas crianças do ensino fundamental I
Autor : Ogeda, Jovelina Santos da Silva
metadata.dc.creator: Ogeda, Jovelina Santos da Silva
Resumen : As dificuldades de aprendizagem constituem um obstáculo à vida escolar de muitas crianças, sobretudo nas escolas públicas da periferia. Na Escola Municipal Simões Filho, que serviu de parâmetro para este trabalho, a presença de crianças que possuem dislexia, síndrome de Moebius ou disgrafia despertou um maior interesse por esta temática. Através de análise bibliográfica e entrevistas com docentes na escola já citada, esta monografia busca conceituar as dificuldades de aprendizagem, segundo diversos autores, elencar estratégias educacionais que possam ser utilizadas com estas crianças e demonstrar diferentes formas de avaliá-las, visando o seu melhor desempenho e aprendizagem, de maneira acolhedora, e que contribuam para tornar sua trajetória escolar mais agradável e enriquecedora. Para a síndrome de Moebius, em especial, o objetivo é levantar informações sobre este tema, tão pouco discutido no campo da educação, sobretudo nos países de língua portuguesa, embora haja diversos estudos sobre esta síndrome na área de saúde.
Palabras clave : Dificuldades de aprendizagem
Dislexia
Síndrome de Moebius
Disgrafia
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA/FACED
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33001
Fecha de publicación : 9-mar-2021
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JOVELINA SANTOS DA SILVA OGEDA.pdf412,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.