Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33001
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita apresentadas pelas crianças do ensino fundamental I |
Authors: | Ogeda, Jovelina Santos da Silva |
metadata.dc.creator: | Ogeda, Jovelina Santos da Silva |
Abstract: | As dificuldades de aprendizagem constituem um obstáculo à vida escolar de muitas crianças, sobretudo nas escolas públicas da periferia. Na Escola Municipal Simões Filho, que serviu de parâmetro para este trabalho, a presença de crianças que possuem dislexia, síndrome de Moebius ou disgrafia despertou um maior interesse por esta temática. Através de análise bibliográfica e entrevistas com docentes na escola já citada, esta monografia busca conceituar as dificuldades de aprendizagem, segundo diversos autores, elencar estratégias educacionais que possam ser utilizadas com estas crianças e demonstrar diferentes formas de avaliá-las, visando o seu melhor desempenho e aprendizagem, de maneira acolhedora, e que contribuam para tornar sua trajetória escolar mais agradável e enriquecedora. Para a síndrome de Moebius, em especial, o objetivo é levantar informações sobre este tema, tão pouco discutido no campo da educação, sobretudo nos países de língua portuguesa, embora haja diversos estudos sobre esta síndrome na área de saúde. |
Keywords: | Dificuldades de aprendizagem Dislexia Síndrome de Moebius Disgrafia |
metadata.dc.subject.cnpq: | Educação |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA/FACED |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33001 |
Issue Date: | 9-Mar-2021 |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JOVELINA SANTOS DA SILVA OGEDA.pdf | 412,06 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.