Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33001
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita apresentadas pelas crianças do ensino fundamental I
Authors: Ogeda, Jovelina Santos da Silva
metadata.dc.creator: Ogeda, Jovelina Santos da Silva
Abstract: As dificuldades de aprendizagem constituem um obstáculo à vida escolar de muitas crianças, sobretudo nas escolas públicas da periferia. Na Escola Municipal Simões Filho, que serviu de parâmetro para este trabalho, a presença de crianças que possuem dislexia, síndrome de Moebius ou disgrafia despertou um maior interesse por esta temática. Através de análise bibliográfica e entrevistas com docentes na escola já citada, esta monografia busca conceituar as dificuldades de aprendizagem, segundo diversos autores, elencar estratégias educacionais que possam ser utilizadas com estas crianças e demonstrar diferentes formas de avaliá-las, visando o seu melhor desempenho e aprendizagem, de maneira acolhedora, e que contribuam para tornar sua trajetória escolar mais agradável e enriquecedora. Para a síndrome de Moebius, em especial, o objetivo é levantar informações sobre este tema, tão pouco discutido no campo da educação, sobretudo nos países de língua portuguesa, embora haja diversos estudos sobre esta síndrome na área de saúde.
Keywords: Dificuldades de aprendizagem
Dislexia
Síndrome de Moebius
Disgrafia
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA/FACED
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33001
Issue Date: 9-Mar-2021
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOVELINA SANTOS DA SILVA OGEDA.pdf412,06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.