Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33001
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita apresentadas pelas crianças do ensino fundamental I
Autor(es): Ogeda, Jovelina Santos da Silva
Autor(es): Ogeda, Jovelina Santos da Silva
Abstract: As dificuldades de aprendizagem constituem um obstáculo à vida escolar de muitas crianças, sobretudo nas escolas públicas da periferia. Na Escola Municipal Simões Filho, que serviu de parâmetro para este trabalho, a presença de crianças que possuem dislexia, síndrome de Moebius ou disgrafia despertou um maior interesse por esta temática. Através de análise bibliográfica e entrevistas com docentes na escola já citada, esta monografia busca conceituar as dificuldades de aprendizagem, segundo diversos autores, elencar estratégias educacionais que possam ser utilizadas com estas crianças e demonstrar diferentes formas de avaliá-las, visando o seu melhor desempenho e aprendizagem, de maneira acolhedora, e que contribuam para tornar sua trajetória escolar mais agradável e enriquecedora. Para a síndrome de Moebius, em especial, o objetivo é levantar informações sobre este tema, tão pouco discutido no campo da educação, sobretudo nos países de língua portuguesa, embora haja diversos estudos sobre esta síndrome na área de saúde.
Palavras-chave: Dificuldades de aprendizagem
Dislexia
Síndrome de Moebius
Disgrafia
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/FACED
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33001
Data do documento: 9-Mar-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOVELINA SANTOS DA SILVA OGEDA.pdf412,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.