Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32997
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Os textos da tradição oral na alfabetização dos idosos
Autor : Gomes, Bárbara da Silva Bittencourt
metadata.dc.creator: Gomes, Bárbara da Silva Bittencourt
Resumen : A presente monografia discorre sobre os textos da tradição considerados como gêneros orais que favorecem a alfabetização e contemplam o letramento em turmas de idosos. Através do levantamento bibliográfico, destacamos como autores que serviram de referenciais: Soares (1998, 2001, 2003, 2004), Coutinho (2003, 2005), Morais (2005), Marcushi e Dionisio (2007), Zumthor (1997), Araújo (2011) entre outros. No primeiro momento realizou-se uma análise dos conflitos biológicos e sociais vividos pelos idosos no Brasil e os motivos pelos quais se colocam no papel de aprendizes. No segundo desenvolveu-se abordagens sobre questões em discussão que envolve os termos alfabetização e letramento, assim como as implicações de cada processo para a educação,seguido de abordagens acerca de um trabalho pedagógico na perspectiva construtivista, visando uma alfabetização efetiva e competente. Já no terceiro momento, sugeriu-se com base na concepção proposta incorporar os textos da tradição oral às práticas de alfabetização considerando as relações entre oralidade, escrita,ludicidade e tradição popular já que são gêneros orais que se articulam com estes aspectos. A partir disto, foram evidenciados motivos que tornam esses gêneros favoráveis para apropriação da leitura e escrita. Consideramos como textos da tradição oral adequados para alfabetização de idosos os provérbios, ditos e ditados populares, parlendas, acalantos e adivinhas, e assim analisamos suas funções e usos na sociedade, e sugerirmos atividades com estes textos. Concluiu-se ao final desta monografia que os textos da tradição oral, além de serem gêneros de grande circulação nas interações sociais associados as suas características discursivas, privilegiam de forma significativa e efetiva o processo de alfabetização e letramento.
Palabras clave : idosos
alfabetização
letramentos
textos da tradição oral
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA - FACED
metadata.dc.publisher.program: Curso de Pedagogia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32997
Fecha de publicación : 9-mar-2021
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MONOGRAFIA BÁRBARA GOMES PDF.pdf373,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.