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dc.contributor.advisorArapiraca, Mary de Andrade-
dc.contributor.authorGomes, Bárbara da Silva Bittencourt-
dc.creatorGomes, Bárbara da Silva Bittencourt-
dc.date.accessioned2021-03-09T18:14:00Z-
dc.date.available2021-03-09T18:14:00Z-
dc.date.issued2021-03-09-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32997-
dc.description.abstractA presente monografia discorre sobre os textos da tradição considerados como gêneros orais que favorecem a alfabetização e contemplam o letramento em turmas de idosos. Através do levantamento bibliográfico, destacamos como autores que serviram de referenciais: Soares (1998, 2001, 2003, 2004), Coutinho (2003, 2005), Morais (2005), Marcushi e Dionisio (2007), Zumthor (1997), Araújo (2011) entre outros. No primeiro momento realizou-se uma análise dos conflitos biológicos e sociais vividos pelos idosos no Brasil e os motivos pelos quais se colocam no papel de aprendizes. No segundo desenvolveu-se abordagens sobre questões em discussão que envolve os termos alfabetização e letramento, assim como as implicações de cada processo para a educação,seguido de abordagens acerca de um trabalho pedagógico na perspectiva construtivista, visando uma alfabetização efetiva e competente. Já no terceiro momento, sugeriu-se com base na concepção proposta incorporar os textos da tradição oral às práticas de alfabetização considerando as relações entre oralidade, escrita,ludicidade e tradição popular já que são gêneros orais que se articulam com estes aspectos. A partir disto, foram evidenciados motivos que tornam esses gêneros favoráveis para apropriação da leitura e escrita. Consideramos como textos da tradição oral adequados para alfabetização de idosos os provérbios, ditos e ditados populares, parlendas, acalantos e adivinhas, e assim analisamos suas funções e usos na sociedade, e sugerirmos atividades com estes textos. Concluiu-se ao final desta monografia que os textos da tradição oral, além de serem gêneros de grande circulação nas interações sociais associados as suas características discursivas, privilegiam de forma significativa e efetiva o processo de alfabetização e letramento.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectidosospt_BR
dc.subjectalfabetizaçãopt_BR
dc.subjectletramentospt_BR
dc.subjecttextos da tradição oralpt_BR
dc.titleOs textos da tradição oral na alfabetização dos idosospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesArapiraca, Mary de Andrade-
dc.contributor.refereesAraujo, Liane Castro de-
dc.contributor.refereesBezerra, Raquel Nery-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFBA - FACEDpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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