Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32890
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Bullying: a fratura das relações dentro da escola |
Autor(es): | Meira, Priscila Dias |
Autor(es): | Meira, Priscila Dias |
Abstract: | Esta monografia tem por finalidade analisar o comportamento violento entre estudantes, conhecido como bullying, suas especificidades e conseqüências na vida dos adolescentes dentro do contexto escolar. O estudo de base teórica trás uma breve análise sobre violência, convergindo para o caso do bullying nas escolas, onde é abordado seu significado, o histórico, os envolvidos nessas práticas agressivas, como as vítimas, os agressores e as testemunhas, as conseqüências danosas, suas manifestações na internet e as iniciativas antibullying. Após o conhecimento do fenômeno foi analisado como este pode interferir no período da adolescência, fase marcada pelas transformações físicas e psíquicas, pela exploração de si mesmo, pela autoafirmação, pelas icógnitas que tensionam o cotidiano, onde a importância dos pares ganha dimensões e os grupos passam a servir de ponte entre a família e a sociedade, sendo que essa socialização acaba sendo prejudicada pelo bullying que tende a estimular o isolamento social. |
Palavras-chave: | Violência Bullying Adolescência Violência escolar |
CNPq: | Educação |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA/FACED |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32890 |
Data do documento: | 25-Fev-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Priscila D.Meira.pdf | 245,19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.