Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32890
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Bullying: a fratura das relações dentro da escola |
Autor : | Meira, Priscila Dias |
metadata.dc.creator: | Meira, Priscila Dias |
Resumen : | Esta monografia tem por finalidade analisar o comportamento violento entre estudantes, conhecido como bullying, suas especificidades e conseqüências na vida dos adolescentes dentro do contexto escolar. O estudo de base teórica trás uma breve análise sobre violência, convergindo para o caso do bullying nas escolas, onde é abordado seu significado, o histórico, os envolvidos nessas práticas agressivas, como as vítimas, os agressores e as testemunhas, as conseqüências danosas, suas manifestações na internet e as iniciativas antibullying. Após o conhecimento do fenômeno foi analisado como este pode interferir no período da adolescência, fase marcada pelas transformações físicas e psíquicas, pela exploração de si mesmo, pela autoafirmação, pelas icógnitas que tensionam o cotidiano, onde a importância dos pares ganha dimensões e os grupos passam a servir de ponte entre a família e a sociedade, sendo que essa socialização acaba sendo prejudicada pelo bullying que tende a estimular o isolamento social. |
Palabras clave : | Violência Bullying Adolescência Violência escolar |
metadata.dc.subject.cnpq: | Educação |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA/FACED |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32890 |
Fecha de publicación : | 25-feb-2021 |
Aparece en las colecciones: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Priscila D.Meira.pdf | 245,19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.