Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32868
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A escrita é objeto de estudo da escrita? |
Authors: | Santos, Fernanda Rodrigues dos |
metadata.dc.creator: | Santos, Fernanda Rodrigues dos |
Abstract: | Este trabalho monográfico diz respeito à investigação sobre a escrita, discutindo se ela tem sido utilizada como objeto para o aprendizado da própria escrita dentro das escolas. Para tanto, optou-se por dois tipos de procedimento que guardam suas especificidades, mas que dialogam: uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo. Foi utilizado como suporte teórico, a escrita de autoridades no assunto. Os dados, conseqüentes da pesquisa bibliográfica, foram levantados com base em leituras feitas na perspectiva parafrástica e polissêmica. Eles foram trazidos para este texto, sob forma de paráfrases, sínteses, citações e comentários. Para a pesquisa de campo foram selecionadas duas escolas da cidade de Salvador, sendo uma da rede privada de ensino e uma da rede pública, dentro destas escolas foram selecionadas turmas, uma em cada escola. As informações foram coletadas por meio de observação e registradas em um diário de campo. Tendo feito as observações, procurou-se aproximar as constatações feitas, do debate trazido pelos teóricos, concluindo então que a escrita requer não apenas reconhecimento, mas também, conhecimento sobre modos específicos de como lidar com ela. |
Keywords: | Escrita Alfabetização Letramento |
metadata.dc.subject.cnpq: | Educação |
metadata.dc.publisher.country: | brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | FACED |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32868 |
Issue Date: | 24-Feb-2021 |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FERNANDA RODRIGUES DOS SANTOS.pdf | 207,71 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.