Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32856
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Desmistificando a disgrafia numa abordagem psicopedagógica.
Autor(es): Nunes, Ângela de Fátima Rios Patriarca Nunes
Autor(es): Nunes, Ângela de Fátima Rios Patriarca Nunes
Abstract: A presente monografia objetiva discutir a concepção de disgrafia, que, geralmente, é tratada apenas como um problema de “letra feia” e desinteresse dos alunos. A disgrafia é caracterizada por problemas com a linguagem escrita, que dificultam a comunicação de idéias e de conhecimentos através desse específico canal de comunicação. No Brasil, as dificuldades de aprendizagem são entendidas como sintoma do “fracasso escolar”. Sendo assim, esta pesquisa pretende destacar a importância da atuação psicopedagógica no atendimento do aluno com disgrafia, a partir do diagnóstico multidimensional para avaliação do educando. No decorrer da pesquisa foram apresentados os conceitos e os fatores que contribuem para esta dificuldade de aprendizagem e possíveis prevenções, a partir dos estudos. Este trabalho tem caráter de pesquisa bibliográfica, o que permite um estudo específico da disgrafia com fundamentação em diversos pesquisadores. O referencial teórico tem como base os estudos de: Vygotsky ( 1989,1998), Torres e Fernández (1989,2001), García (1998, 2004), Fonseca (1985), Ferreiro e Teberosky (1985,1991) e Ferreiro ( 1985,1999) que tratam sobre a disgrafia. Para refletir sobre a Psicopedagogia e a atuação do psicopedagogo recorreu-se a estudiosos como: Bossa (2000 e 2002), Fernández 1990,1991,2001), Weiss (2008). Os estudos revelaram a necessidade de o professor ter um conhecimento mais fundamentado da disgrafia e uma reflexão sobre suas possíveis causas e conseqüências. A pesquisa revela ainda que o conhecimento prévio do professor sobre a dificuldade em estudo permite a sua atenção aos sinais da disgrafia, e esta observação aumenta as possibilidades de um diagnóstico e a atuação do profissional competente.
Palavras-chave: Disgrafia
Educação
Atuação psicopedagógica
CNPq: Educação
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/FACED
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32856
Data do documento: 22-Fev-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.