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dc.contributor.advisorMiranda, Theresinha Guimarães-
dc.contributor.authorNunes, Ângela de Fátima Rios Patriarca Nunes-
dc.creatorNunes, Ângela de Fátima Rios Patriarca Nunes-
dc.date.accessioned2021-02-22T19:49:42Z-
dc.date.available2021-02-22T19:49:42Z-
dc.date.issued2021-02-22-
dc.date.submitted2010-12-15-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32856-
dc.description.abstractA presente monografia objetiva discutir a concepção de disgrafia, que, geralmente, é tratada apenas como um problema de “letra feia” e desinteresse dos alunos. A disgrafia é caracterizada por problemas com a linguagem escrita, que dificultam a comunicação de idéias e de conhecimentos através desse específico canal de comunicação. No Brasil, as dificuldades de aprendizagem são entendidas como sintoma do “fracasso escolar”. Sendo assim, esta pesquisa pretende destacar a importância da atuação psicopedagógica no atendimento do aluno com disgrafia, a partir do diagnóstico multidimensional para avaliação do educando. No decorrer da pesquisa foram apresentados os conceitos e os fatores que contribuem para esta dificuldade de aprendizagem e possíveis prevenções, a partir dos estudos. Este trabalho tem caráter de pesquisa bibliográfica, o que permite um estudo específico da disgrafia com fundamentação em diversos pesquisadores. O referencial teórico tem como base os estudos de: Vygotsky ( 1989,1998), Torres e Fernández (1989,2001), García (1998, 2004), Fonseca (1985), Ferreiro e Teberosky (1985,1991) e Ferreiro ( 1985,1999) que tratam sobre a disgrafia. Para refletir sobre a Psicopedagogia e a atuação do psicopedagogo recorreu-se a estudiosos como: Bossa (2000 e 2002), Fernández 1990,1991,2001), Weiss (2008). Os estudos revelaram a necessidade de o professor ter um conhecimento mais fundamentado da disgrafia e uma reflexão sobre suas possíveis causas e conseqüências. A pesquisa revela ainda que o conhecimento prévio do professor sobre a dificuldade em estudo permite a sua atenção aos sinais da disgrafia, e esta observação aumenta as possibilidades de um diagnóstico e a atuação do profissional competente.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDisgrafiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAtuação psicopedagógicapt_BR
dc.titleDesmistificando a disgrafia numa abordagem psicopedagógica.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesMiranda, Theresinha Guimarães-
dc.contributor.refereesBordas, Miguel Angel García-
dc.contributor.refereesSantos, Élida Cristina da Silva de Lima-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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