Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32856
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Desmistificando a disgrafia numa abordagem psicopedagógica.
Authors: Nunes, Ângela de Fátima Rios Patriarca Nunes
metadata.dc.creator: Nunes, Ângela de Fátima Rios Patriarca Nunes
Abstract: A presente monografia objetiva discutir a concepção de disgrafia, que, geralmente, é tratada apenas como um problema de “letra feia” e desinteresse dos alunos. A disgrafia é caracterizada por problemas com a linguagem escrita, que dificultam a comunicação de idéias e de conhecimentos através desse específico canal de comunicação. No Brasil, as dificuldades de aprendizagem são entendidas como sintoma do “fracasso escolar”. Sendo assim, esta pesquisa pretende destacar a importância da atuação psicopedagógica no atendimento do aluno com disgrafia, a partir do diagnóstico multidimensional para avaliação do educando. No decorrer da pesquisa foram apresentados os conceitos e os fatores que contribuem para esta dificuldade de aprendizagem e possíveis prevenções, a partir dos estudos. Este trabalho tem caráter de pesquisa bibliográfica, o que permite um estudo específico da disgrafia com fundamentação em diversos pesquisadores. O referencial teórico tem como base os estudos de: Vygotsky ( 1989,1998), Torres e Fernández (1989,2001), García (1998, 2004), Fonseca (1985), Ferreiro e Teberosky (1985,1991) e Ferreiro ( 1985,1999) que tratam sobre a disgrafia. Para refletir sobre a Psicopedagogia e a atuação do psicopedagogo recorreu-se a estudiosos como: Bossa (2000 e 2002), Fernández 1990,1991,2001), Weiss (2008). Os estudos revelaram a necessidade de o professor ter um conhecimento mais fundamentado da disgrafia e uma reflexão sobre suas possíveis causas e conseqüências. A pesquisa revela ainda que o conhecimento prévio do professor sobre a dificuldade em estudo permite a sua atenção aos sinais da disgrafia, e esta observação aumenta as possibilidades de um diagnóstico e a atuação do profissional competente.
Keywords: Disgrafia
Educação
Atuação psicopedagógica
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA/FACED
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32856
Issue Date: 22-Feb-2021
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.