Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32666
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | A formação do educador/alfabetizador e a prática pedagógica significativa para a alfabetização de jovens e adultos |
Autor : | Sacramento, Jouze Vilar |
metadata.dc.creator: | Sacramento, Jouze Vilar |
Resumen : | A presente pesquisa teve como finalidade suscitar uma reflexão sobre a realidade da Alfabetização de Jovens e Adultos, abordando questões sobre a formação e o traquejo docente dos educadores que atuam nessa modalidade da educação, e partindo desse pressuposto, compreender quais são as práticas pedagógicas que atenda as reais necessidades de aprendizagem dos alfabetizandos jovens e adultos. Tendo como objetivo analisar a importância da formação inicial dos alfabetizadores e a ascendência que esta exerce no trabalho docente em sala de aula. Foram levantadas bibliografias existentes no que diz respeito à Alfabetização de Jovens e Adultos. Dessa forma, a opção metodológica adotada foi a pesquisa bibliográfica, com base empírica, que é um enfoque qualitativo de pesquisa. Para tanto, foram feitos estudos a partir de diálogos e entrevistas com educadores e educandos da Alfabetização de Jovens e Adultos. Os principais autores que fundamentaram o trabalho foram: Galvão (2001), Moura (1999, 2007), Piletti (2002), Haddad (1994, 2000), Gadotti (2000, 2001), Pierro (2001), Machado (2008), Leal (1996, 2003, 2007), entre outros. Buscou-se analisar a formação dos educadores para a alfabetização de adultos direcionada a uma exercício pedagógico significativo em relação a realidade dos alfabetizandos em uma sociedade em que a leitura e a escrita são tão importantes. É trazido um sucinto relato do histórico da Alfabetização de Jovens e Adultos em nosso país, para, dessa forma, compreender a atual situação da mesma em nossa sociedade. O presente estudo procura principalmente instigar um exame sobre a formação dos futuros e atuais educadores enquanto à preparação para atuação na alfabetização de jovens e adultos e a influência desta no trabalho pedagógico destes alfabetizadores. |
Palabras clave : | Alfabetização de jovens e adultos Formação dos educadores Prática pedagógica do alfabetizador |
metadata.dc.subject.cnpq: | Educação de adultos Educação |
metadata.dc.publisher.country: | brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA - FACED |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32666 |
Fecha de publicación : | 21-ene-2021 |
Aparece en las colecciones: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
A FORMAÇÃO DO EDUCADORALFABETIZADOR E A PRÁTICA PEDAGÓGICA SIGNIFICATIVA PARA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.pdf | 389,45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.