Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32666
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A formação do educador/alfabetizador e a prática pedagógica significativa para a alfabetização de jovens e adultos
Autor : Sacramento, Jouze Vilar
metadata.dc.creator: Sacramento, Jouze Vilar
Resumen : A presente pesquisa teve como finalidade suscitar uma reflexão sobre a realidade da Alfabetização de Jovens e Adultos, abordando questões sobre a formação e o traquejo docente dos educadores que atuam nessa modalidade da educação, e partindo desse pressuposto, compreender quais são as práticas pedagógicas que atenda as reais necessidades de aprendizagem dos alfabetizandos jovens e adultos. Tendo como objetivo analisar a importância da formação inicial dos alfabetizadores e a ascendência que esta exerce no trabalho docente em sala de aula. Foram levantadas bibliografias existentes no que diz respeito à Alfabetização de Jovens e Adultos. Dessa forma, a opção metodológica adotada foi a pesquisa bibliográfica, com base empírica, que é um enfoque qualitativo de pesquisa. Para tanto, foram feitos estudos a partir de diálogos e entrevistas com educadores e educandos da Alfabetização de Jovens e Adultos. Os principais autores que fundamentaram o trabalho foram: Galvão (2001), Moura (1999, 2007), Piletti (2002), Haddad (1994, 2000), Gadotti (2000, 2001), Pierro (2001), Machado (2008), Leal (1996, 2003, 2007), entre outros. Buscou-se analisar a formação dos educadores para a alfabetização de adultos direcionada a uma exercício pedagógico significativo em relação a realidade dos alfabetizandos em uma sociedade em que a leitura e a escrita são tão importantes. É trazido um sucinto relato do histórico da Alfabetização de Jovens e Adultos em nosso país, para, dessa forma, compreender a atual situação da mesma em nossa sociedade. O presente estudo procura principalmente instigar um exame sobre a formação dos futuros e atuais educadores enquanto à preparação para atuação na alfabetização de jovens e adultos e a influência desta no trabalho pedagógico destes alfabetizadores.
Palabras clave : Alfabetização de jovens e adultos
Formação dos educadores
Prática pedagógica do alfabetizador
metadata.dc.subject.cnpq: Educação de adultos
Educação
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA - FACED
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32666
Fecha de publicación : 21-ene-2021
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.