Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Siqueira, Sandra Maria Marinho | - |
dc.contributor.author | Sacramento, Jouze Vilar | - |
dc.creator | Sacramento, Jouze Vilar | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-21T18:28:02Z | - |
dc.date.available | 2021-01-21T18:28:02Z | - |
dc.date.issued | 2021-01-21 | - |
dc.date.submitted | 2011 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32666 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como finalidade suscitar uma reflexão sobre a realidade da Alfabetização de Jovens e Adultos, abordando questões sobre a formação e o traquejo docente dos educadores que atuam nessa modalidade da educação, e partindo desse pressuposto, compreender quais são as práticas pedagógicas que atenda as reais necessidades de aprendizagem dos alfabetizandos jovens e adultos. Tendo como objetivo analisar a importância da formação inicial dos alfabetizadores e a ascendência que esta exerce no trabalho docente em sala de aula. Foram levantadas bibliografias existentes no que diz respeito à Alfabetização de Jovens e Adultos. Dessa forma, a opção metodológica adotada foi a pesquisa bibliográfica, com base empírica, que é um enfoque qualitativo de pesquisa. Para tanto, foram feitos estudos a partir de diálogos e entrevistas com educadores e educandos da Alfabetização de Jovens e Adultos. Os principais autores que fundamentaram o trabalho foram: Galvão (2001), Moura (1999, 2007), Piletti (2002), Haddad (1994, 2000), Gadotti (2000, 2001), Pierro (2001), Machado (2008), Leal (1996, 2003, 2007), entre outros. Buscou-se analisar a formação dos educadores para a alfabetização de
adultos direcionada a uma exercício pedagógico significativo em relação a realidade dos alfabetizandos em uma sociedade em que a leitura e a escrita são tão importantes. É trazido um sucinto relato do histórico da Alfabetização de Jovens e Adultos em nosso país, para, dessa forma, compreender a atual situação da mesma em nossa sociedade. O presente estudo procura principalmente instigar um exame sobre a formação dos futuros e atuais educadores enquanto à preparação para atuação na alfabetização de jovens e adultos e a influência desta no trabalho pedagógico destes alfabetizadores. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Formação dos educadores | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica do alfabetizador | pt_BR |
dc.title | A formação do educador/alfabetizador e a prática pedagógica significativa para a alfabetização de jovens e adultos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Siqueira, Sandra Maria Marinho | - |
dc.contributor.referees | Santana, Verônica de Souza | - |
dc.contributor.referees | Matos, Uilma Rodrigues de | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA - FACED | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação de adultos | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
|