Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32666
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSiqueira, Sandra Maria Marinho-
dc.contributor.authorSacramento, Jouze Vilar-
dc.creatorSacramento, Jouze Vilar-
dc.date.accessioned2021-01-21T18:28:02Z-
dc.date.available2021-01-21T18:28:02Z-
dc.date.issued2021-01-21-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32666-
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como finalidade suscitar uma reflexão sobre a realidade da Alfabetização de Jovens e Adultos, abordando questões sobre a formação e o traquejo docente dos educadores que atuam nessa modalidade da educação, e partindo desse pressuposto, compreender quais são as práticas pedagógicas que atenda as reais necessidades de aprendizagem dos alfabetizandos jovens e adultos. Tendo como objetivo analisar a importância da formação inicial dos alfabetizadores e a ascendência que esta exerce no trabalho docente em sala de aula. Foram levantadas bibliografias existentes no que diz respeito à Alfabetização de Jovens e Adultos. Dessa forma, a opção metodológica adotada foi a pesquisa bibliográfica, com base empírica, que é um enfoque qualitativo de pesquisa. Para tanto, foram feitos estudos a partir de diálogos e entrevistas com educadores e educandos da Alfabetização de Jovens e Adultos. Os principais autores que fundamentaram o trabalho foram: Galvão (2001), Moura (1999, 2007), Piletti (2002), Haddad (1994, 2000), Gadotti (2000, 2001), Pierro (2001), Machado (2008), Leal (1996, 2003, 2007), entre outros. Buscou-se analisar a formação dos educadores para a alfabetização de adultos direcionada a uma exercício pedagógico significativo em relação a realidade dos alfabetizandos em uma sociedade em que a leitura e a escrita são tão importantes. É trazido um sucinto relato do histórico da Alfabetização de Jovens e Adultos em nosso país, para, dessa forma, compreender a atual situação da mesma em nossa sociedade. O presente estudo procura principalmente instigar um exame sobre a formação dos futuros e atuais educadores enquanto à preparação para atuação na alfabetização de jovens e adultos e a influência desta no trabalho pedagógico destes alfabetizadores.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetização de jovens e adultospt_BR
dc.subjectFormação dos educadorespt_BR
dc.subjectPrática pedagógica do alfabetizadorpt_BR
dc.titleA formação do educador/alfabetizador e a prática pedagógica significativa para a alfabetização de jovens e adultospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesSiqueira, Sandra Maria Marinho-
dc.contributor.refereesSantana, Verônica de Souza-
dc.contributor.refereesMatos, Uilma Rodrigues de-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA - FACEDpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducação de adultospt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A FORMAÇÃO DO EDUCADORALFABETIZADOR E A PRÁTICA PEDAGÓGICA SIGNIFICATIVA PARA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.pdf389,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.