Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32511
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Educação de jovens e adultos no contexto da educação especial: dois processos inclusivos
Authors: Santos, Priscila Andrade dos
metadata.dc.creator: Santos, Priscila Andrade dos
Abstract: O presente estudo monográfico tem como objetivo analisar os fatores que contribuem para a inclusão do aluno com deficiência intelectual nas salas regulares de EJA. Para isso, buscou-se conhecer a opinião dos professores frente à inclusão do aluno com deficiência intelectual nas salas regulares de EJA, visto que ambas as modalidades possuem excluídos em processo de inclusão, sendo assim torna-se um processo duplamente complexo. Participaram deste trabalho quatro professores, pertencentes a rede pública de ensino, sendo dois da rede municipal e dois da rede estadual. Na análise das respostas, observaram-se as dificuldades que os professores enfrentam em trabalhar com os alunos deficientes, principalmente, com alunos jovens e adultos. Isso ocorre devido a especificidade histórica que esse aluno já possui. Para entender o processo histórico desse alunado foi utilizada como base teórica a concepção sociocultural de Vygotsky que possibilitou o confronto de idéias a respeito da aprendizagem e inclusão do deficiente intelectual. Como resultado chegou-se a conclusão que vários fatores contribuem para a inclusão do aluno com deficiência intelectual nas salas regulares de EJA, e que um dos fatores principais está relacionado a prática pedagógica. Por isso, há necessidade de uma preparação contínua dos profissionais em Educação, principalmente os profissionais relacionados a Educação Especial, em prol de desenvolver conhecimentos e competências relevantes para lidar com essa modalidade específica de ensino. Isso porque para a colaboração das práticas educativas inclusivas é necessário a aceitação da diversidade dos alunos.
Keywords: educação especial
jovens e adultos
inclusão
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Curso de Pedagogia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32511
Issue Date: 18-Dec-2020
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.