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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMiranda, Theresinha Guimarães-
dc.contributor.authorSantos, Priscila Andrade dos-
dc.creatorSantos, Priscila Andrade dos-
dc.date.accessioned2020-12-18T16:51:45Z-
dc.date.available2020-12-18T16:51:45Z-
dc.date.issued2020-12-18-
dc.date.submitted2009-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32511-
dc.description.abstractO presente estudo monográfico tem como objetivo analisar os fatores que contribuem para a inclusão do aluno com deficiência intelectual nas salas regulares de EJA. Para isso, buscou-se conhecer a opinião dos professores frente à inclusão do aluno com deficiência intelectual nas salas regulares de EJA, visto que ambas as modalidades possuem excluídos em processo de inclusão, sendo assim torna-se um processo duplamente complexo. Participaram deste trabalho quatro professores, pertencentes a rede pública de ensino, sendo dois da rede municipal e dois da rede estadual. Na análise das respostas, observaram-se as dificuldades que os professores enfrentam em trabalhar com os alunos deficientes, principalmente, com alunos jovens e adultos. Isso ocorre devido a especificidade histórica que esse aluno já possui. Para entender o processo histórico desse alunado foi utilizada como base teórica a concepção sociocultural de Vygotsky que possibilitou o confronto de idéias a respeito da aprendizagem e inclusão do deficiente intelectual. Como resultado chegou-se a conclusão que vários fatores contribuem para a inclusão do aluno com deficiência intelectual nas salas regulares de EJA, e que um dos fatores principais está relacionado a prática pedagógica. Por isso, há necessidade de uma preparação contínua dos profissionais em Educação, principalmente os profissionais relacionados a Educação Especial, em prol de desenvolver conhecimentos e competências relevantes para lidar com essa modalidade específica de ensino. Isso porque para a colaboração das práticas educativas inclusivas é necessário a aceitação da diversidade dos alunos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjecteducação especialpt_BR
dc.subjectjovens e adultospt_BR
dc.subjectinclusãopt_BR
dc.titleEducação de jovens e adultos no contexto da educação especial: dois processos inclusivospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesBordas, Miguel Angel García-
dc.contributor.refereesNascimento, Eliane de Sousa-
dc.contributor.refereesMiranda, Theresinha Guimarães-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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