Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32404
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Arte no contexto escolar
Authors: Rigaud, Erilma Nogueira Fontana
metadata.dc.creator: Rigaud, Erilma Nogueira Fontana
Abstract: Esta monografia é o resultado de uma pesquisa que teve como objetivo investigar como a disciplina Arte vem se constituindo enquanto elemento curricular, nas séries iniciais (1º ao 5º ano) na rede pública e privada na cidade de Salvador-Ba. A fundamentação teórica foi norteada pelos estudos de Barbosa, Duarte Júnior, Fusari e Ferraz, Lowenfeld e Britain, outros especialistas, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNArte) e Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Trata-se de um trabalho qualitativo que dispõe de uma pesquisa exploratória, objetivando a análise das informações o mais imparcialmente possível. Para coleta de dados foi utilizado observação, questionário e entrevistas dirigidos a 14 professores do 1º ao 5º anos de escolas públicas e privadas. Os dados foram analisados e sistematizados norteados pelo referencial teórico. Foi possível e lamentável perceber o não lugar da arte-educação. Percebi que as conquistas foram resultados de lutas de classe e que esta luta tem que continuar, ou melhor, se fortalecer, pois a falta de respeito, por parte das políticas públicas, com o Arte-Educador e o educando de arte é gritante. É necessário cobrar o exercício da lei, neste caso da LDB 9.394/96.
Keywords: Arte-educação
Contextualização
Prática pedagógica
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: FACED /UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32404
Issue Date: 13-Nov-2020
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ERILMA NOGUEIRA FONTANA RIGAUD.pdf1,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.