Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32404
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Rilmar Lopes da | - |
dc.contributor.author | Rigaud, Erilma Nogueira Fontana | - |
dc.creator | Rigaud, Erilma Nogueira Fontana | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-14T02:19:30Z | - |
dc.date.available | 2020-11-14T02:19:30Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-13 | - |
dc.date.submitted | 2008 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32404 | - |
dc.description.abstract | Esta monografia é o resultado de uma pesquisa que teve como objetivo investigar como a disciplina Arte vem se constituindo enquanto elemento curricular, nas séries iniciais (1º ao 5º ano) na rede pública e privada na cidade de Salvador-Ba. A fundamentação teórica foi norteada pelos estudos de Barbosa, Duarte Júnior, Fusari e Ferraz, Lowenfeld e Britain, outros especialistas, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNArte) e Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Trata-se de um trabalho qualitativo que dispõe de uma pesquisa exploratória, objetivando a análise das informações o mais imparcialmente possível. Para coleta de dados foi utilizado observação, questionário e entrevistas dirigidos a 14 professores do 1º ao 5º anos de escolas públicas e privadas. Os dados foram analisados e sistematizados norteados pelo referencial teórico. Foi possível e lamentável perceber o não lugar da arte-educação. Percebi que as conquistas foram resultados de lutas de classe e que esta luta tem que continuar, ou melhor, se fortalecer, pois a falta de respeito, por parte das políticas públicas, com o Arte-Educador e o educando de arte é gritante. É necessário cobrar o exercício da lei, neste caso da LDB 9.394/96. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Arte-educação | pt_BR |
dc.subject | Contextualização | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.title | Arte no contexto escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Silva, Rilmar Lopes da | - |
dc.contributor.referees | Conrado, Amélia Vitória de Souza | - |
dc.contributor.referees | Amorim, Adriana Silva | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | FACED /UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ERILMA NOGUEIRA FONTANA RIGAUD.pdf | 1,85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.