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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Arte no contexto escolar
Autor(es): Rigaud, Erilma Nogueira Fontana
Autor(es): Rigaud, Erilma Nogueira Fontana
Abstract: Esta monografia é o resultado de uma pesquisa que teve como objetivo investigar como a disciplina Arte vem se constituindo enquanto elemento curricular, nas séries iniciais (1º ao 5º ano) na rede pública e privada na cidade de Salvador-Ba. A fundamentação teórica foi norteada pelos estudos de Barbosa, Duarte Júnior, Fusari e Ferraz, Lowenfeld e Britain, outros especialistas, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNArte) e Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Trata-se de um trabalho qualitativo que dispõe de uma pesquisa exploratória, objetivando a análise das informações o mais imparcialmente possível. Para coleta de dados foi utilizado observação, questionário e entrevistas dirigidos a 14 professores do 1º ao 5º anos de escolas públicas e privadas. Os dados foram analisados e sistematizados norteados pelo referencial teórico. Foi possível e lamentável perceber o não lugar da arte-educação. Percebi que as conquistas foram resultados de lutas de classe e que esta luta tem que continuar, ou melhor, se fortalecer, pois a falta de respeito, por parte das políticas públicas, com o Arte-Educador e o educando de arte é gritante. É necessário cobrar o exercício da lei, neste caso da LDB 9.394/96.
Palavras-chave: Arte-educação
Contextualização
Prática pedagógica
CNPq: Educação
País: brasil
Sigla da Instituição: FACED /UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32404
Data do documento: 13-Nov-2020
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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