Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32388
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A construção da escrita: quando a história se repete
Autor(es): Santana, Shirlene Silva de
Autor(es): Santana, Shirlene Silva de
Abstract: O objeto de estudos desta monografia é a linguagem escrita. Optou-se por tal objeto em função da sua relevância e da sua complexidade. Relevância em virtude do peso sóciocultural que a escrita possui em nossa sociedade, visto que por meio dela é possível desde obter informações até o desenvolvimento de pesquisas, bem como se inserir no mercado de trabalho, apenas para citar alguns fatores. Complexo porque se trata de um “objeto” constituído e construído no decorrer da história da humanidade. Tratar da escrita é também observar e refletir sobre as conquistas da humanidade para expressar sentimentos, idéias, situações, opiniões, vivências e, também, comunicá-los. Nesta monografia, será observado que nem sempre expressão e comunicação caminharam lado a lado. Além disso, a escrita alfabética, tal como a conhecemos nos dias atuais, e o Português brasileiro escrito pertence a esse tipo, é uma construção histórica que percorreu séculos até ter a feição que conhecemos. Para isso, o homem interagiu com o meio a sua volta e desenvolveu-se cognitivamente. As relações entre as culturas antigas, tal como Fenícia, Egípcia e Grega, influenciaram, muito o desenvolvimento da escrita e do alfabeto. Mas, a escrita também é tema de interesse para os alfabetizadores e alfabetizandos. Por essa razão, além da história da escrita, trazemos as contribuições das pesquisas do construtivismo, cotejando a construção da escrita pela humanidade com a construção da escrita pela criança. Não se faz neste trabalho uma homologação simplista, busca-se entender as fases da aquisição da escrita por meio da história da escrita. Por fim, após as discussões sobre a construção da escrita na criança, apresenta-se a reflexão final sobre o ato de alfabetizar e do processo de ser alfabetizado, e o que se espera do alfabetizador frente à escrita, objeto tão sedutor.
Palavras-chave: História da escrita
Alfabetização
Aquisição da escrita
Construtivismo
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32388
Data do documento: 10-Nov-2020
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SHIRLENE SILVA DE SANTANA.pdf969,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.