https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32388
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A construção da escrita: quando a história se repete |
Authors: | Santana, Shirlene Silva de |
metadata.dc.creator: | Santana, Shirlene Silva de |
Abstract: | O objeto de estudos desta monografia é a linguagem escrita. Optou-se por tal objeto em função da sua relevância e da sua complexidade. Relevância em virtude do peso sóciocultural que a escrita possui em nossa sociedade, visto que por meio dela é possível desde obter informações até o desenvolvimento de pesquisas, bem como se inserir no mercado de trabalho, apenas para citar alguns fatores. Complexo porque se trata de um “objeto” constituído e construído no decorrer da história da humanidade. Tratar da escrita é também observar e refletir sobre as conquistas da humanidade para expressar sentimentos, idéias, situações, opiniões, vivências e, também, comunicá-los. Nesta monografia, será observado que nem sempre expressão e comunicação caminharam lado a lado. Além disso, a escrita alfabética, tal como a conhecemos nos dias atuais, e o Português brasileiro escrito pertence a esse tipo, é uma construção histórica que percorreu séculos até ter a feição que conhecemos. Para isso, o homem interagiu com o meio a sua volta e desenvolveu-se cognitivamente. As relações entre as culturas antigas, tal como Fenícia, Egípcia e Grega, influenciaram, muito o desenvolvimento da escrita e do alfabeto. Mas, a escrita também é tema de interesse para os alfabetizadores e alfabetizandos. Por essa razão, além da história da escrita, trazemos as contribuições das pesquisas do construtivismo, cotejando a construção da escrita pela humanidade com a construção da escrita pela criança. Não se faz neste trabalho uma homologação simplista, busca-se entender as fases da aquisição da escrita por meio da história da escrita. Por fim, após as discussões sobre a construção da escrita na criança, apresenta-se a reflexão final sobre o ato de alfabetizar e do processo de ser alfabetizado, e o que se espera do alfabetizador frente à escrita, objeto tão sedutor. |
Keywords: | História da escrita Alfabetização Aquisição da escrita Construtivismo |
metadata.dc.subject.cnpq: | Educação |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA/Faced |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32388 |
Issue Date: | 10-Nov-2020 |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SHIRLENE SILVA DE SANTANA.pdf | 969,17 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.